Macarronese: aprenda a receita rápida e fácil
Salada Russa, salada Olivier, macarronese ou salada de macarrão? Este prato ficou muito popular em diversos países e aqui no Brasil não foi diferente. É como uma salada de maionese que usa macarrão parafuso no lugar das batatas.
O prato foi criado no século XIX, pelo renomado chef Lucien Olivier, em Moscou, em Rússia. Na sua versão original, usava-se lagostins, pepinos, batatas, alface, maionese, azeitonas, perdiz e alcaparras. Com a sua popularização entre os países, adotaram novos ingredientes e também fizeram algumas substituições.
No Brasil a salada russa é muito conhecida como “salada de maionese”, por ser um ótimo acompanhamento de churrasco e festas de final de ano. Ela ficou tão famosa que é vendida em porções em vários estabelecimentos, salvando aqueles que não gostam muito de ir para a cozinha.
As mudanças nos ingredientes são feitas de acordo com o paladar das pessoas e entre as opções temos a macarronese, que além de saborosa é muito fácil de fazer. Ficou interessado(a)? Acompanhe o artigo e aprenda algumas receitas rápidas de macarronese.
Receita de macarronese rápida e fácil
Pode ser em um aniversário, churrasco em família, ou apenas um almoço de domingo, a macarronese sempre vai ser uma ótima pedida. E como mencionamos acima, existem diversas maneiras de fazer este prato.
Lembrando que não existe um modo certo, mas sim o que fica mais gostoso para você e seus convidados. Devido a sua versatilidade, se não gostar de algum ingrediente da macarronese, você poderá trocar sem gerar muito impacto na receita.
Olhos atentos, vamos aprender:
Macarronese tradicional
Como o próprio nome diz, ela é a receita tradicional deste acompanhamento que faz sucesso nas mesas dos brasileiros. Para começar reúna:
- 500 gramas de macarrão parafuso;
- 1 lata ou pacote de milho-verde;
- Azeitonas a gosto;
- Cebolinha, coentro e salsinha a gosto;
- 150 gramas de uva passas;
- 1 lata ou pacote de ervilha;
- 1 gomo de linguiça calabresa;
- 150 gramas de presunto;
- 150 gramas de muçarela;
- Maionese a gosto;
- Sal a gosto.
Achou muita coisa? Fique tranquilo (a) que o preparo da macarronese é mais rápido e fácil do que reunir os ingredientes. Primeiro coloque o macarrão parafuso para cozinhar conforme já costuma fazer.
Enquanto aguarda, lave os alimentos que precisam de higienização e reserve. Aproveite também para cortar o presunto, a muçarela e a linguiça calabresa (caso deseje, pode remover a pele, mas não é obrigatório)
Com o macarrão cozido, misture todos os ingredientes e coloque a quantidade de maionese e sal a gosto. Após a mistura e acerto do tempero, é só servir! Viu como é fácil?
Dica bônus: caso goste de maionese verde ou com outros sabores, você pode preparar antes de misturar com os outros alimentos, ou já comprar pronto para facilitar.
Fonte: Tudo Gostoso
Macarronese Vegana
Com algumas trocas podemos deixar esta receita perfeita para o paladar vegano, vamos lá:
- 2 colheres de sopa de azeite (pode ser o virgem ou extra virgem, vai de acordo com a sua preferência);
- Suco de 1 limão grande;
- 1 abacate médio maduro;
- 300 g de macarrão parafuso ou caracol;
- 1 cenoura ralada;
- 1 tomate cortado (sem a pele);
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Sal a gosto;
- ½ colher de sopa de mostarda;
- Salsinha e cebolinha picadinhos.
Deixe o macarrão cozinhando apenas com sal, enquanto isso você vai fazer a “pasta de abacate”. Retire o abacate bem rente à casca e misture em um processador ou liquidificador, até ficar homogêneo.
Com a mistura de abacate pronta, coloque o suco do limão, azeite e o sal. Misture com uma colher ou use o processador para misturar os itens.
Em um recipiente maior coloque o macarrão cozido, a cenoura, o tomate, os temperos, o creme de abacate e misture bem. Por último experimente para ver se o ponto do sal. Com tudo certo, já pode servir!
Dica bônus: para deixar a macarronese ainda mais saborosa, caso deseje, pode acrescentar azeitonas, palmitos e outros ingredientes da sua preferência. Bom apetite!
Gostou dessa receita? Para as formigas de plantão, que amam uma sobremesa após comer algo salgado, as receitas de doces natalinos podem ser uma boa pedida.
Fonte: Prato do Prato
Conclusão
A macarronese é um prato que se popularizou entre diversos países, inclusive no Brasil. A sua receita é muito parecida com a da salada de maionese, só que ao invés de batata, usamos o macarrão.
Devido a sua popularização e facilidade para o preparo, essa receita está presente na maioria das confraternizações. Mas se você não é um fã da cozinha, tudo bem, existem diversos restaurantes e lanchonetes que vendem a porção de macarronese pronta.
Outro ponto positivo deste prato é a sua versatilidade! É isso mesmo, se você não gosta de algum ingrediente que é utilizado tradicionalmente, sem problemas, você pode trocar por outro alimento que goste mais, e não vai mudar em nada.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.