Estresse: dicas para lidar melhor
Todo mundo já sentiu estresse pelo menos uma vez na vida. Os motivos são os mais distintos, desde a rotina corrida até um imprevisto que te tira o sono, seja lá qual for o motivo, uma coisa é certa: o estresse acontece em diversas situações e não é nada bom para a saúde.
No Brasil, os dados são alarmantes: ocupamos o segundo lugar em nível de estresse, perdendo apenas para o Japão. É o que aponta a pesquisa feita pelo International Stress Management Association (ISMA – Brasil).
Por isso, vamos conferir o que é o estresse e como preveni-lo, confira no artigo abaixo e boa leitura!
O que é estresse?
Trata-se de um conjunto de um conjunto de reações do próprio organismo diante de situações que não são fáceis de serem superadas. Isso quer dizer que o estresse nada mais é do que reações químicas que nosso corpo provoca.
Embora você possa reagir ao estresse de diferentes maneiras, na maioria das vezes, se expor a um alto nível de pressão pode ser muito prejudicial para a saúde física e também para a saúde mental.
Muitas vezes, pode ser difícil reconhecer que você anda estressado e isso só acontece quando o seu corpo começa a dar alguns sinais de que algo não vai bem, como por exemplo: você fica muito tempo angustiado e ansioso, preocupação excessiva, medo, irritação, nervosismo e até mesmo sintomas físicos, como erupções cutâneas, alergias, etc.
Quais são os sintomas do estresse?
Um único sintoma isolado pode não significar altos níveis de estresse, mas fique atento aos sinais e na dúvida procure um médico ou psicólogo. Dentre os sintomas, podemos encontrar:
- Náuseas;
- Tonturas;
- Alterações de humor constantes;
- Mudanças no apetite (tanto para mais, como para menos);
- Dores no corpo e nos músculos;
- Problemas de atenção, concentração e memória;
- Preocupação excessiva;
- Insônia;
- Queda de cabelo;
- Alergia emocional;
- Enxaqueca;
- Herpes;
- Crise de pânico;
- Problemas cardíacos.
Diante das alterações físicas e emocionais que o estresse pode causar, você pode desenvolver diferentes sintomas e até mesmo doenças. O desequilíbrio que o estresse causa no corpo, quando em estágio avançado, pode ser difícil de controlar.
Como diminuir o estresse?
Algumas atitudes simples podem mudar sua rotina e saúde para melhor, abaixo você encontra dicas de mudanças de hábitos que farão toda a diferença:
- Meditação;
- Terapia;
- Alimentação saudável;
- Dormir pelo menos 8h por dia;
- Contato com a natureza;
- Prática de atividades físicas;
- Praticar um hobby.
Embora não exista um tratamento que elimine o estresse de uma vez por todas, algumas mudanças de hábitos são fundamentais para administrar os efeitos dele no seu corpo. Fique atento aos sinais e não se esqueça que não há problema nenhum em buscar ajuda, afinal, o importante é cuidar da sua saúde e bem-estar.
Como lidar com o estresse: buscando ajuda médica
Estar preparado para detalhar ao médico todos os seus sintomas, tenha em mãos algumas informações como:
- Uma lista com todos os sintomas e desde quando você os sente;
- Histórico médico (doenças pré-existentes, cirurgias feitas, etc);
- Medicamentos que toma com regularidade;
- Descrição dos sintomas;
- Como é a sua rotina;
- Pense se você passou por alguma dificuldade que lhe causou estresse, seja na vida pessoal ou no trabalho.
Alimentos que ajudam a combater o estresse
A alimentação saudável é fundamental para combater o estresse, mas alguns alimentos específicos possuem triptofano, que é um aminoácido que ajuda a reduzir marcadores bioquímicos do estresse, são esses:
- Queijo tofu;
- Ovo;
- Peru;
- Peixes;
- Linhaça;
- Aveia;
- Chocolate amargo;
- Arroz integral;
- Castanhas.
Portanto, não esqueça de incluí-los em sua dieta.
Procure identificar a causa do estresse
Tente descobrir o que exatamente tem te deixado estressado, anote todas as vezes em que se estressar e procure uma relação entre elas. Ao longo dos dias você conseguirá notar um padrão e isso poderá fazer com que consiga evitar certas situações que não lhe fazem bem.
Não se esqueça que o estresse apenas é negativo quando é em excesso, o ideal é que você aprenda a lidar com ele e não deixe que se torne exagerado a ponto de prejudicar sua saúde física e mental.
Dicas para levar uma vida sem estresse
- A saúde física é tão importante quanto a mental, exercícios físicos liberam endorfinas que são verdadeiros energizantes para a mente;
- Não tenha vergonha de pedir ajuda. Quando estiver se sentindo sobrecarregado, não hesite em pedir a colaboração de alguém, seja um familiar ou até mesmo no trabalho;
- Descansar também é ser produtivo. Quando a mente está descansada e feliz, você vai se sentir mais produtivo, portanto: descanse sempre que possível e não se sinta culpado por isso.
Conclusão
O estresse, quando excessivo, pode ser bastante prejudicial à saúde física e mental, portanto, o ideal é que consiga controlar essas emoções através de algumas atitudes simples, como mudança de alimentação, dormir bem, etc. A terapia também pode ser fundamental nesse processo, então caso esteja se sentindo estressado, não hesite em procurar ajuda.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.
Pingback: Dicas essenciais para a sua saúde e bem-estar - Saúde em Pauta
Pingback: Hidratante facial: como escolher o certo? - Saúde em Pauta
Pingback: Yoga: consigo fazer em casa? - Saúde em Pauta
Pingback: Meditação: o que é e dicas para poder aprender meditar - Saúde em Pauta
Pingback: Dicas para alcançar a felicidade - Saúde em Pauta
Pingback: Dicas de beleza para quem gosta de praticidade - Saúde em Pauta
Pingback: Ginástica rítmica ajuda a perder peso? - Saúde em Pauta
Pingback: Calvície: aprenda a dar fim na queda de cabelo - Saúde em Pauta
Pingback: Crossfit: conheça os método e seus benefícios - Saúde em Pauta
Pingback: Pratos salgados que ajudam na dieta - Saúde em Pauta
Pingback: Ansiedade: como é e como combater - Saúde em Pauta