Publicidade
Qualidade de vida

Conheça os benefícios da música na infância e na vida

Acho que podemos dizer que todo mundo gosta de uma boa música, afinal de contas além de estimular a nossa capacidade auditiva, ainda consegue despertar diversas sensações e sentimentos.

Os amantes do silêncio ensurdecedor que me desculpem, mas é quase impossível que não exista uma música que agrade o íntimo de vocês. Tudo isso porque a capacidade sensorial humana é muito importante para todo o desenvolvimento de uma pessoa.

Quem nunca se pegou cantando uma música – ainda que seja com um inglês fajuto ou com algumas palavras trocadas – e sentiu uma sensação boa? Pode ser por gostar da melodia, por te lembrar de algo ou alguém especial. Pois é, os sons têm um poder incrível e podem influenciar o nosso corpo de diversas maneiras.

Embora existam pessoas que prefiram sempre a calmaria, a música está presente em nossas vidas desde a infância. Seja com as cantigas de ninar, as brincadeiras da escola, filmes, desenhos, e com a facilidade de acesso que temos hoje em dia, qualquer som pode ser acessado a qualquer momento.

Leia o artigo e aprenda usar os benefícios da música ao seu favor tanto na vida adulta, quanto no desenvolvimento dos seus filhos.
Reprodução: Freepik / Conheça os benefícios da música na infância e na vida

Ficou curioso (a) para saber como a música influencia no nosso desenvolvimento? Pois bem, acompanhe este artigo até o final e aprenda como aumentar a sua qualidade de vida com o poder de um bom som.

Crianças e a música no desenvolvimento infantil

Crianças têm uma capacidade de aprendizagem rápida que é espetacular, por isso é tão grande a importância do brincar na vida dos pequenos. A imaginação aflorada e as mãozinhas inquietas são uma grande parte da aprendizagem e quando relacionamos isso com as melodias, não poderia ser diferente.

Ao contrário dos adultos que já têm as suas opiniões e gostos definidos, a criança não tem filtro e absorve tudo que tem acesso. Isso é uma bandeira vermelha para os pais, que por sua vez, devem monitorar e restringir o que os seus filhos andam escutando e assistindo.

Os gostos e estilos musicais são individuais e cada um tem o seu, porém é preciso ter bom senso quando falamos de música para crianças. Os grandes hits virais são repletos de conotações sexuais e incentivos ao uso de álcool e drogas.

De acordo com um artigo publicado na Extensio UFSC – Revista Eletrônica de Extensão “ A música é uma ferramenta que pode e deve ser utilizada de forma interdisciplinar para promover a saúde na infância, pois não é só um meio de lazer, mas atua também no desenvolvimento físico, intelectual e participativo.”

A colocação reforça a ideia da importância da música na infância e mais uma vez levanta a bandeira de atenção aos pais, uma vez que os adultos são os responsáveis por limitar o acesso às telas e aos conteúdos audiovisuais que os seus filhos terão acesso.

Benefícios da música para os adultos

Ainda no artigo que citamos lá em cima, as autoras afirmam: “A intervenção musical contribui significativamente para o alívio da ansiedade, do estresse e para a promoção do relaxamento..”

Só nessa menção já podemos ver o quanto uma música pode ser benéfica também para os adultos, afinal de contas estresse e ansiedade têm sido problemas quase unânimes entre a população atual.

Enquanto os pequenos usufruem da música para o seu desenvolvimento, os adultos se conectam com as canções pelo lado emocional. Os sons têm o poder de trazer vários sentimentos e lembranças à tona, como também promover empolgação ou relaxamento.

Sabe aquele amigo que nem namora mas sofre quando toca aquele sertanejo de sofrência? Pois bem, algum tipo de sentimento da pessoa está relacionado às canções, e quando toca, ela “vive” aquele sentimento.

Geralmente as pessoas têm o hábito de escutar estilos musicais que mais combinam com o seu estado emocional atual. O problema é quando a pessoa está chateada e fica mergulhada ainda mais em músicas que te fazem remoer o sentimento.

Aprenda a usar a música ao seu favor! Então se está ansioso, busque sons que vão trazer paz e sensação de acolhimento, e caso esteja triste, fuja da melancolia e de letras que causam ainda mais dor.

Isso também vale para aquele dia em que a preguiça está quase vencendo a sua vontade de ir à academia. Coloque uma música animada e deixe o seu treino fluir naturalmente, aos poucos você sentirá muito mais vontade e os exercícios ficaram mais leves. 

Conclusão

“A barata diz que tem sete saias de filó..” tenho certeza que você leu essa frase e completou o resto da música na sua cabeça. Também posso dizer que sentiu algo bom, que lembrou-se da infância.

O som é algo muito poderoso e influencia muito no desenvolvimento físico e intelectual infantil. Crianças são muito inteligentes e têm uma capacidade incrível de aprender, com isso, a música é uma importante aliada para a aprendizagem dos pequenos.

Isso também é um ponto de alerta para  os pais, pois os filhos estão descobrindo o mundo e funcionam como uma “esponja” absorvendo tudo que tem acesso. Os responsáveis devem limitar e monitorar os conteúdos que as crianças têm acesso, a fim de proteger o bom desenvolvimento infantil.

Quando usada da maneira correta, além de estimular a aprendizagem, a música também ajuda a melhorar problemas de interação social e picos de raiva. A criança não sabe lidar com as suas emoções então os sons podem ajudar com esse processo.

Já para  os adultos a música também tem efeitos positivos, principalmente para ajudar a relaxar ou dar aquela animada em um dia de preguiça. Sabe quando escutamos aquela música que te lembra alguém na mesma hora? Ou quando ouve aquela letra que é impossível não cantar?

Pois é, tudo isso acontece porque as canções estão atreladas diretamente com o nosso emocional. Agora que você já sabe que as músicas podem te ajudar a se sentir melhor, nada de se afundar em sofrência quando terminar o namoro viu?

Se quer ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.

Sabrina Moretti

Olá, eu me chamo Sabrina Moretti, tenho 26 anos e algumas experiências para contar. Sou formada em Jornalismo pela UNIFAAT, tenho experiência em gestão de pessoas, focada em entrega de resultados e desenvolvimento de habilidades profissionais. Mas ao longo da minha trajetória profissional, principalmente no início, já fiz um pouco de tudo. E posso dizer que de alguma forma, sempre estive ligada a pessoas e a comunicação. Os palcos também me encantam, e quando mais nova participei de duas peças de teatro e uma oficina de cenografia. Sou apaixonada pelo poder que a boa comunicação tem e como ela pode influenciar e ajudar as pessoas. Acredito que ter qualidade vida é o essencial para que todo o indivíduo possa viver bem. A informação verídica e com linguagem clara pode trazer conhecimento e facilitar a vida de uma pessoa. Por isso, através dos artigos produzimos conteúdo de qualidade e de fontes verificadas, a fim de ajudar as pessoas a terem mais conforto e facilidade no dia a dia. Esse projeto nasceu para colocarmos em prática o que amamos fazer, e mais uma vez me vejo ligada a pessoas e a comunicação, que é uma satisfação para mim. Atualmente também atuo em uma agência de marketing, que realiza a construção e manutenção da imagem profissional das empresas, faz gerenciamento das redes sociais e produz qualquer tipo de conteúdo digital e físico. Espero que gostem desse projeto! Boa leitura a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *