Como a mudança climática pode te afetar ?
A mudança climática é um assunto que está em pauta há alguns anos, pois com o passar dos anos, os riscos para a saúde humana têm aumentado à medida que as mudanças climáticas também vão se transformando.
Cada aumento no aquecimento global é de suma importância para a Terra e para os países, que se preocupam cada dia mais com o assunto. Na realidade, já existem diversos acordos globais que orientam o progresso de ações para soluções climáticas, como é o caso do Acordo de Paris e da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
A verdade é que ações que amenizem as mudanças climáticas requerem investimentos financeiros por parte de governos e empresas (e isso custa caro), mas a inércia pode custar muito mais caro para o planeta. Por isso, hoje decidimos falar sobre como as mudanças climáticas podem afetar sua saúde, boa leitura!
O que é a mudança climática?
Segundo as Nações Unidas “as mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.”
Exemplos de atitudes humanas que favorecem a mudança climática: queima de combustíveis fósseis (que geram emissões de gases na atmosfera que formam um “cobertor” em torno da Terra, aumentando as temperaturas), desmatamento de terras e florestas que também podem liberar dióxido de carbono, aterros para lixos que são uma das principais fontes de emissões de metano, energia, indústrias, transportes, edifícios e até mesmo a agricultura podem contribuir para emissão de gases que favorecem as mudanças climáticas atuais.
Ainda segundo as Nações Unidas, as concentrações de gases de efeito estufa estão em seus níveis mais altos em 2 milhões de anos, preocupante, né?
E se você ainda está se perguntando “tá bom, mas o que isso tem a ver com a minha saúde e bem-estar?”, bom a resposta está logo abaixo.
Como a mudança climática pode te afetar ?
Os riscos à saúde humana por conta das mudanças climáticas se manifestam de diversas maneiras, mas as preocupações mais comuns sobre o tema são:
- Risco de contaminação através da água: temperaturas mais altas fazem com que a reprodução de mosquitos se expanda, fazendo com que doenças, como a malária, cheguem a áreas que antes não chegavam. Além disso, em alguns locais, como Gana, há surtos de cólera, diarreia, malária e meningite, pois as recorrentes inundações fazem com que a água se contamine e há uma piora no saneamento básico, fazendo com que as doenças sejam alastradas;
- Maiores risco de vida: as mudanças de temperaturas podem desencadear chuvas intensas, ciclones, terremotos, deslizamentos de terras, etc. Além disso, podem fazer com que haja ferimentos físicos e também transtornos mentais, como ansiedade, estresse, depressão e até mesmo estresse pós-traumático em alguns casos;
- Agravamento de alergias, condições cardiorrespiratórias e doenças pré-existentes: a instabilidade climática pode prejudicar aqueles que já possuem alergias e doenças pré-existentes, agravando ainda mais a condição dessas pessoas.
Confira abaixo os riscos relacionados às mudanças climáticas segundo a OMS e adaptado pelo World Resources Institute:
Como conviver com a mudança climática?
A essa altura, não há muito o que você possa fazer para reverter o cenário atual das mudanças climáticas no mundo, contudo, é possível adotar certas medidas que poderão ajudar a contribuir com o planeta e até mesmo aprender a conviver com os efeitos indesejados que as mudanças trazem, por exemplo:
- Aderir a energia renovável (como a energia solar);
- Abandonar a gasolina e o diesel (através de carros elétricos);
- Plantar mais árvores;
- Ajudar financeiramente os países mais pobres (com a quantidade que puder).
Lembre-se que contribuindo para a preservação do planeta, você também está contribuindo para seu bem-estar, uma vez que as mudanças climáticas afetam não apenas você, mas também todos à sua volta, principalmente os mais pobres.
Conclusão
As mudanças climáticas são pautas discutidas mundialmente e de preocupação mundial, de todos os governos. Como consequência das atitudes humanas, as mudanças seguem se agravando e isso pode acarretar em doenças e consequências para todos, principalmente as pessoas mais desprovidas de renda financeira, então, para amenizar os impactos que isso pode trazer ao mundo, é necessário adotar certas medidas e ser consciente de que o planeta Terra é um lar de todos.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.