Pavê de Bis: faça esse e outros doces natalinos
As festividades de final de ano estão batendo na porta e já tem muitas pessoas pensando nos assados e sobremesas que irão servir. Entre diversos doces, não poderíamos deixar de falar sobre o pavê de bis.
Esta sobremesa já é uma tradição em muitas famílias, pois além de saborosa, é muito prática e rápida para fazer. Embora tenha recebido o seu nome na França, o pavê de bis é um prato brasileiro.
O Brasil é conhecido pela alegria e animação contagiante do seu povo, característica que ajudou muito na popularização do pavê no país, afinal de contas, “é pavê ou é pacomê?”. Essa piada se tornou um forte bordão entre as pessoas, e consequentemente, aumentou o seu consumo.
Pensando em te ajudar com as comilanças de final de ano, o Saúde em Pauta separou a famosa receita do pavê de bis, e outras opções deliciosas para você servir para a sua família. Boa leitura!
Receita de pavê de bis e outras sugestões
Vale lembrar que embora essa receita seja um clássico do natal, o pavê de bis nunca sai de moda e sempre é uma boa pedida. Outras datas comemorativas, como a Páscoa e o Dia das Mães, também são momentos em que esta sobremesa fica em alta. Olhos atentos, vamos às instruções desta e outras receitas super apetitosas!
Pavê de Bis
Você vai precisar de:
- 2 ovos;
- 1 litro de leite integral;
- 2 caixas de BIS com o sabor de sua preferência;
- 1 lata ou caixinha de leite condensado;
- 1 xícara de açúcar comum;
- 4 colheres de sopa de amido de milho;
- 1 caixinha de creme de leite.
Com todos os ingredientes em mãos, o primeiro passo é separar as gemas e as claras dos ovos, pois serão usados em momentos diferentes da receita. Já o BIS deve ser picado e deixado reservado para o uso.
Misture as gemas, o amido de milho, o leite condensado e o leite integral em uma panela, deixando em fogo baixo, mexendo constantemente, até começar a desgrudar no fundo da panela, em ponto homogêneo.
Separe uma forma grande para colocar o pavê, despeje metade do creme que fez na etapa anterior, cubra este recheio com o BIS picado, e finalize com a outra metade do creme.
Usando a batedeira, coloque as claras para bater e coloque o açúcar aos poucos, monitorando para que essa mistura se torne massa de suspiro. Depois que estiver firme, acrescente o creme de leite, cubra toda a forma com a mistura, e leve para a geladeira.
Conserve em geladeira e tire apenas na hora de servir.
Fonte: Tudo Gostoso
Mousse de Limão
Essa receita é quase instantânea de tanto que é rápida e fácil de fazer, vem comigo!
Você vai colocar no liquidificador uma lata de leite condensado, uma caixinha de creme de leite, e meio copo americano de suco de limão caipira. Este suco não tem segredo, tá ? É só espremer o limão no copo sem as sementes, o “suco” é o próprio líquido do limão.
Depois de unir os ingredientes deixe bater por 3 minutos, até formar uma consistência cremosa. Experimente, e caso queira mais azedo, coloque mais suco de limão e bata novamente.
Se estiver do seu agrado, é só passar para as taças e colocar na geladeira. Viu que fácil? Acho que demorei mais para escrever a receita do que para fazê-la, muito prática.
Fonte: Tudo Gostoso
Pudim de leite condensado
Depois do pavê de Bis, o pudim de leite condensado é outro prato tradicional do Natal, e de qualquer outra época do ano. Por isso, vamos ensinar você a fazer bonito na ceia de natal, com uma receita super gostosa e fácil de fazer.
Ingredientes:
- 4 ovos;
- 1 lata ou caixinha de leite condensado;
- Leite integral (você vai usar 2 vezes a embalagem do leite condensado);
- 1 xícara de chá de açúcar;
- ½ de chá de água quente.
Comece derretendo o açúcar em fogo baixo, e quando estiver dourado acrescente a água quente aos poucos, mexendo constantemente. Muito cuidado para não queimar, pois não queremos um pudim com calda amarga, certo?
Depois que a calda estiver brilhante, e sem nenhum torrão de açúcar, você deve despejá-la em uma forma que tenha furo no meio, e reservar.
Bata em um liquidificador os ovos, o leite condensado e o leite integral, observando para que fique homogêneo e despeje na forma que colocou a calda.
Usando a técnica do banho-maria, cubra com papel alumínio e deixe assar por cerca de 01 hora e 01hora e meia, sempre acompanhando. Para saber se ele está completamente assado, insira um palito no pudim, se sair limpo, está assado corretamente.
Depois de assado, deixe o pudim descansar e leve para a geladeira por 2 horas, após este tempo, é só desenformar e servir.
Fonte: VivadeCora
Conclusão
Já é quase dezembro novamente! Com isso o clima de final de ano e a espera pelas comidas de Natal começam a aparecer entre as pessoas. E não poderemos deixar de falar sobre o ilustre pavê de Bis.
Essa receita é muito popular no Brasil e se tornou a queridinha entre as outras sobremesas da ceia natalina. Pensando em facilitar a vida de quem vai para a cozinha este ano, ensinamos a tradicional receita do pavê de Bis, e outros doces deliciosos para servir.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.