Prisão de ventre afeta até 20% da população brasileira
Se você é uma daquelas pessoas que não está feliz com o funcionamento do seu intestino, saiba que não está sozinho, pois segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia FGB cerca de 20% da população brasileira sofre com prisão de ventre.
O público que mais sofre com a prisão de ventre geralmente são mulheres adultas, mas crianças e idosos também têm uma grande recorrência com este desconforto, principalmente em comparação com homens adultos.
De acordo com a cartilha de orientações nutricionais de constipação intestinal, feita pela Prefeitura de Campinas, com o apoio do Sistema Único de Saúde SUS “A constipação intestinal, também conhecida como intestino preso ou prisão de ventre, é uma condição normalmente provocada pelo consumo insuficiente de fibras alimentares, baixa ingestão de água e falta de atividade física.”
Outras possíveis causas do desconforto, segundo o oncologista Drauzio Varella, podem estar relacionadas a hemorróidas, câncer colorretal, diverticulose, fissuras anais, entre outras doenças. A saúde emocional do indivíduo também pode ser um fator para o desenvolvimento da prisão de ventre.
Esse male é mais comum do que a gente pensa, e por isso, hoje será o tema do nosso artigo. Além de conhecer mais um pouco sobre a constipação, vamos mostrar algumas sugestões médicas, que podem te ajudar a melhorar o funcionamento do seu intestino.
Como identificar a prisão de ventre?
A constipação é facilmente identificada, pois afeta diretamente o bom funcionamento do intestino. Geralmente, pessoas que sofrem com a prisão de ventre, tendem a ter:
- Dor no abdômen;
- Dificuldade para evacuar, sendo menos que 3 vezes na semana;
- Necessidade de fazer força para eliminar as fezes;
- Sensação de não ter evacuado completamente;
- Fezes duras, com “calombos” e mesmo “bolinhas;
- Não conseguir eliminar as fezes, ficando “entalada”;
- Dores e sangramento durante a evacuação;
- Entre outros desconfortos.
A prisão de ventre pode gerar diversos sintomas no paciente, afetando também o seu emocional, gerando estresse, fácil irritabilidade e até mesmo medo de ir ao banheiro.
Em seguida, temos uma tabela da Gastroped – Faculdade de Medicina da UFMG, que indica os tipos de formatos de fezes, e quais são exemplos de excrementos de pessoas que sofrem com a doença.
Na imagem podemos ver que evacuações tipo 1 e 2 são características de prisão de ventre, as fezes 3 e 4 são consideradas normais, e 5, 6 e 7 são voltadas a diarreia.
Como tratar a prisão de ventre?
Vamos deixar aqui algumas sugestões, indicadas por profissionais da saúde, que podem te ajudar a melhorar a prisão de ventre. Porém é sempre importante reforçar que um médico da sua confiança deve ser consultado.
Como mencionado no começo do artigo, a constipação pode ser originada por diversos fatores, então é importante ter a avaliação de um especialista, que irá indicar o tratamento adequado para cada caso.
Essas sugestões, além de ajudarem a regular o intestino, também proporcionam a criação de bons hábitos, que fazem bem para o corpo como um todo. Pessoas que estão em busca de perder peso também vão receber essas dicas como uma “mão na roda”.
Por mais que pareçam clichês, algumas atitudes que a gente sempre deixa “prá lá”, podem fazer toda a diferença. Todos atentos? Então vamos lá!
Hábitos que ajudam a combater a prisão de ventre
Beba água: essa sugestão todo mundo está “careca de saber”, mas mesmo assim ainda é uma deficiência para muitas pessoas. Você sabia que 50% das pessoas não bebem a quantidade recomendada de água ?
Pois, é isso que mostrou uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta sobre a diminuição do tempo de vida por não se hidratar da forma correta. O recomendado é beber no mínimo dois litros de água por dia para manter o corpo devidamente hidratado.
A falta desse recurso pode influenciar no formato das fezes, e consequentemente gerar desconforto durante a evacuação. Agora eu te pergunto, já bebeu água hoje?
Alimentação: Outro fator que pode te ajudar a ir ao banheiro com mais frequência é a alimentação. Durante as refeições prefira alimentos com fibra, pois eles facilitam o trabalho do intestino, evitando a formação de fezes duras.
Escolha sempre alimentos que têm função laxativa, ou em casos do alimento não ter, pode-se acrescentar acompanhamentos que tenham essa função. Mamão, ameixa, abobrinhas, folhas em geral e cereais integrais são uma boa escolha.
Pratique atividades físicas: a prática de atividades físicas também ajudam no bom funcionamento do intestino e também do corpo. Além disso, exercitar-se proporciona sensação de bem-estar, bom humor e também gera mais disposição durante o seu dia.
E não estamos falando de muito tempo, viu ? Dedique-se pelo menos 30 minutos do seu dia, durante 3 vezes na semana para se exercitar. Se você não gosta de academia, sem problemas, o foco aqui é se mexer!
Dance, brinque com o seu filho (a), corra, jogue queimada, leve o cachorro para passear, aproveite para dar aquela faxina na sua casa, e comece a ir andando na padaria e aos lugares que são próximos da sua casa.
São pequenas atitudes que já colocam o corpo em movimento, e quando você pegar o hábito, vai ver que não vai mais querer ficar sem alguma atividade. Deixe a televisão e as atualizações das redes sociais para depois, movimente-se!
Receita de suco laxativo para prisão de ventre
Unir alimentos que ajudam o organismo a fazer “uma limpeza” no intestino também pode ser uma boa saída para muitos. Vamos separar os ingredientes ?
Para este uso, você precisar de:
- 1 laranja;
- 5 ameixas secas;
- ½ fatia de mamão papaya;
- 1 colher de sopa de farelo de aveia;
- 1 colher de sopa de iogurte natural desnatado;
- 1 copo americano de água gelada.
No dia anterior, deixe as ameixas de molho com um pouco de água na geladeira, pois no dia seguinte você começa batendo elas no liquidificador, junto com a água, a laranja descascada (deixando a parte branca), o mamão e o iogurte.
Depois de bater acrescente a água gelada, a aveia, misture com uma colher e pode ingerir.
Fácil né ? E nem te vai dar trabalho para tomar, pois as frutas são doces naturalmente, então nem adianta fazer cara feia, viu ?
Conclusão
A prisão de ventre é um male que incomoda muitas pessoas, sobretudo são as mulheres, crianças e idosos que mais sofrem com este problema. A causa desta doença pode ser originada por maus hábitos alimentares, mas também pode ser causada por alguma doença ou circunstância emocional.
Ingerir alimentos com fibras durante as refeições, beber no mínimo 2 litros de água diariamente e praticar atividades físicas, podem ser possíveis soluções para os desconfortos que a constipação causa nos pacientes.
Vale ressaltar que atividade física não é só academia, viu ? Um passeio divertido pelo zoológico, parque ou uma simples caminhada também vale. O que importa é se movimentar!
É muito importante que ao sentir algum ou vários dos sintomas citados acima, a pessoa procure um médico de sua confiança que poderá dar o diagnóstico correto. Lembrando que o funcionamento do intestino interfere em diversas áreas do nosso corpo, então é imprescindível que seja dada a devida atenção ao problema.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.