Publicidade
Família

Dia dos namorados: a história por trás da data


O dia dos namorados está chegando, mas você sabe qual a origem da data no Brasil? Já que os Estados Unidos e outras partes do mundo comemoram dia 14 de fevereiro, no dia de São Valentim, enquanto os brasileiros curtem a ocasião no dia 12 de junho. Veja abaixo a história por trás da data e também algumas sugestões de presentes, boa leitura!

Por que o Dia dos Namorados é comemorado?

Bom, sinto lhe informar, mas o motivo, pelo menos no Brasil, é exclusivamente comercial. A ideia em estabelecer essa data para comemorar a ocasião foi do publicitário João Dória, pai do ex-governador do estado de São Paulo, e o principal objetivo dele com a implantação da data era de melhorar as vendas em junho, que costumavam ser sempre muito fracas.

A escolha do dia 12 se deve ao fato do dia de Santo Antônio ser comemorado dia 13 de junho e o santo já era famoso por ser casamenteiro, daí veio a ideia de unir o útil ao agradável e fazer do dia doze de junho o dia oficial dos namorados no Brasil, sendo uma data para troca de presentes, assim como o dia das mães, dia dos pais, etc.

E não é que deu certo? Já que hoje em dia, o dia dos namorados é a terceira melhor data para os comerciantes, perdendo apenas para o Natal e dia das mães, sendo que a média de gastos na ocasião chega perto de 1,5 bilhão. 

Mas, se você está se perguntando qual a origem da data, saiba que ela passou a ser comemorada no século V. A explicação mais conhecida é que São Valentim era um padre condenado à morte em Roma, no século III e segundo essa história, isso aconteceu porque o Imperador Cláudio II baniu os casamentos daquela época, acreditando que os homens casados se tornavam soldados piores, uma vez que, para ele, as pessoas solteiras e sem qualquer responsabilidade poderiam ser mais produtivos no exército.

Contudo, Valentim defendeu que o casamento era parte do plano de Deus e importante para o mundo, pois era o que dava sentido a ele. O padre decidiu ignorar a lei e continuar fazendo cerimônias em sigilo e quando o imperador descobriu, ele foi preso e depois sentenciado à morte. 

Mas o que ninguém esperava é que durante o período em que esteve preso, Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro e no dia que sua sentença seria cumprida, ele enviou à ela uma carta de amor com a assinatura de “seu Valentim” e isso deu origem à prática de enviar cartas de amor do Dia de São Valentim, dia 14 de fevereiro.

Foi apenas dois séculos depois que a ocasião passou a ser comemorada, quando o Papa Gelásio instituiu a data como o dia dos namorados e até os dias atuais essa é a data de comemoração ao dia dos namorados nos Estados Unidos e Europa.

Um outro fato que contribuiu para que a data fosse comemorada em fevereiro é que nesse mesmo período havia uma festa pagã em Roma conhecida como “Lupercalia” e a festividade marcava  a transição para a primavera, além de prestar homenagens à deusas mitológicas – o que também abria oportunidades para a prática de atos sexuais. Entretanto, com a oficialização da religião Católica, a igreja decidiu banir o festival e passou a transformá-lo em um evento relacionado ao Cristianismo.

O que fazer no Dia dos Namorados?

Agora que você já sabe a origem da data, que tal ver algumas sugestões do que fazer para comemorar a ocasião a dois? Veja abaixo algumas dicas:

  • Jantar romântico em casa: afinal nada melhor que um momento íntimo a dois com uma comidinha caseira, não é mesmo?

  • Café da manhã na cama: uma outra ideia é surpreender a pessoa amada com um super café da manhã na cama;

  • Declarações de amor pela casa: aqui, a ideia é colar postit espalhados pela casa e com diversas mensagens de amor, sem sombra de dúvidas isso irá aquecer a relação do casal;

  • Viajar juntos: nem sempre o orçamento permite fazer uma viagem, entretanto, viajar em casal para comemorar a ocasião pode ser uma boa pedida para apimentar a relação e estreitar os laços entre o casal;

  • Enviar um presente no trabalho da pessoa amada: se vocês trabalham e só podem se encontrar no final do dia, por que não surpreender a pessoa que ama com um presente ou um mimo no trabalho dela? Certeza que seu par irá passar o resto dia pensando em você;

  • Presentes artesanais: se você está sem dinheiro, fazer a própria lembrança pode ser uma boa ideia, fazendo algum cartão personalizado, um poema, uma playlist romântica, um buquê de rosas, um scrapbook ou até mesmo fazer um picnic no parque.

É bom ter em mente também que, embora o dia dos namorados seja uma data comercial e a troca de presentes seja bacana, mais importante que isso são os momentos e as lembranças que o casal cria na memória, então, caso esteja sem condições para comprar algum presente, não se sinta triste, mas ao invés disso, tente compensar através de atitudes: fazendo um jantar romântico, escrevendo uma carta de amor, etc. Pois tudo isso ajuda a fortalecer os laços da relação e melhor que um presente caro é um momento especial que ficará guardado para sempre.

Conclusão

O dia dos namorados é comemorado no Brasil dia 12 de junho e a data foi criada com o intuito de suprir as vendas do mês de junho, que eram sempre muito fracas. A ideia deu certo e hoje,  o comércio em junho é o terceiro maior do ano, ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães.

Contudo, essa data é comemorada neste dia apenas no Brasil, já que nos Estados Unidos e Europa comemora-se no Dia de São Valentim, dia 14 de fevereiro.

Mesmo assim, independente da época do ano em que a data é comemorada, o que realmente vale é a intenção em agradar a pessoa amada, fazendo com que se sinta especial e crie lindas lembranças na memória, pois isso ninguém poderá tirar do casal. Além disso, também trouxemos algumas ideias de presentes para a ocasião e o que fazer na data. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião. 

Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. 

Natalia Castilho

Olá, muito prazer. Me chamo Natália e tenho 26 anos, sou formada em jornalismo pela UNIFAAT e possuo MBA em Marketing pela USP-Esalq. Desde pequena eu AMO escrever, não foi a toa que eu escolhi trabalhar com comunicação, mas foi no marketing que me encontrei como profissional. Em 2019 eu passei 1 ano nos Estados Unidos e pude aprender inglês e estudar sobre marketing em Stanford (a realização de um sonho) e até hoje colho os frutos positivos dessa experiência. E é por isso que decidi fazer um mestrado no Canadá. Recentemente, em conversa com uma amiga, percebemos que estávamos perdendo tempo por não produzir conteúdo e foi assim que o Saúde em Pauta nasceu. Hoje, dedico meu tempo à criação de conteúdo para blogs, redes sociais e também trabalho com gerenciamento de projetos digitais (multi-tarefas que fala, né?). Estou animada para compartilhar meus conhecimentos aqui neste blog, quem vem comigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *