Publicidade
Bem-estar

Yoga: consigo fazer em casa?

Já viu um grupo de pessoas se alongando em tapetes no mais possível silêncio e concentração? Pensou que eles parecem ser de borracha? Bem, provavelmente você assistiu uma aula de yoga.

Essa prática já existe há mais de 5 mil anos e tem estudos que comprovam os seus inúmeros benefícios. Não se trata de um simples alongamento para relaxar o corpo, ele vai bem mais além.

O mestre Sri Sri Ravi Shankar afirma: “O yoga te dá o poder de se sentir do jeito que você quer se sentir, a qualquer momento, sem ser vítima dos seus próprios sentimentos. Yoga te faz uma pessoa independente”.

Reprodução: Freepik / Yoga: consigo fazer em casa?
Reprodução: Freepik / Yoga: consigo fazer em casa?

Embora já fosse conhecido pelos brasileiros, o yoga acabou se popularizando ainda mais depois da pandemia, pois além de fazer bem ainda poderia ser realizado em casa. Veja a seguir alguns pontos positivos.

Benefícios do yoga

  1. Ajuda no tratamento da depressão;

  2. Diminui o estresse;

  3. Desenvolve a capacidade de se manter a calma e em foco;

  4. Gera equilíbrio para lidar com as emoções e alinhá-las com a respiração;

  5. Proporciona melhorias na pressão arterial e frequência cardíaca;

  6. Aumenta a qualidade do sono;

  7. Fortalecimento e flexibilidade do corpo.

É possível ficar horas apontando melhorias que o yoga proporciona para os seus praticantes, porém se o aluno se limitar a fazer apenas nas aulas, guiadas por um professor, irá demorar mais para ter resultados.

Não se trata apenas de exercícios para queimar calorias e aliviar dores, pois o intuito desta ciência é gerar a reconexão entre a mente e o corpo. É dar a possibilidade de expansão mental, autoconhecimento e evolução através do seu bem mais precioso, você mesmo.

Como começar?

O primeiro passo é começar, mas como? Remova todas as limitações que a sua mente pode gerar, como por exemplo, o sentimento de “eu não vou conseguir”, “eu não sei fazer isso”, “vou me machucar, pois não tenho capacidade”, “sou muito atrapalhado (a)”, entre outras negações que fazemos toda vez que vamos começar algo novo.

É normal criarmos estas limitações, pois quando vamos ao desconhecido, estamos saindo da zona de conforto. No primeiro momento, procure aulas de yoga acompanhadas de um profissional, pois ele irá corrigir a sua postura, ensinar a controlar a respiração, e te guiar para que execute com qualidade.

Não se limite apenas às aulas, após começar a sentir segurança nas posições e no seu desempenho, pense em incluir na sua rotina diária. Este tempo será único e com dedicação a si mesmo.

Escute o seu corpo, não queira se forçar para que seja uma tarefa obrigatória, curta este momento da melhor maneira possível, só assim, será possível conectar corpo e mente.

Fazendo yoga em casa

Trate este momento com importância, e não como uma atividade que “se der, eu faço”. Separe um espaço tranquilo na sua casa, um ambiente que será apenas para realizar estes exercícios. 

Caso não tenha como deixar um local só para esta finalidade, não tem problema! Pode ser no chão da sua sala, mas deixe o cômodo mais confortável e aconchegante para a atividade.

Invista em um colchão de qualidade, o material não pode ficar escorregando ou prendendo os seus movimentos. Isso pode impactar na sua segurança, gerando lesões e dificuldade de concentração. 

Comece devagar, praticando de 20 a 30 minutos por dia, respeitando os limites do seu corpo, sem querer forçar movimentos. Tenha paciência e consistência, isso sim vai te dar o maior aproveitamento dos benefícios e se tornar um prazer diário.

Onde posso aprender yoga?

Mantenha a sua mente alinhada com o seu propósito, lendo e vendo vídeos aulas sobre o tema. Quanto mais exercitar o seu cérebro com assuntos relacionados ao seu objetivo, mais fácil será o seu desenvolvimento. 

A maioria das pessoas prefere as aulas em grupo ou em casa com os amigos para manter a disciplina e motivação. Para quem não quer realizar em conjunto, existem diversos cursos na internet com acompanhamento virtual, e também muitos conteúdos disponibilizados nas principais plataformas da internet, de forma gratuita. 

Tenha muito cuidado se for começar sozinho, pois a falta de orientação e acompanhamento pode acarretar danos físicos. É como quando estamos aprendendo a andar de bicicleta, se não tem uma pessoa para passar nem o mínimo de orientações, a probabilidade de um tombo feio, é alta.

Não precisa pagar caro, tem muitas opções de cursos na internet que são acessíveis e dão uma base para começar. A longo prazo vem a gratificação pelo esforço e dedicação aplicados durante este tempo. 

Agora você não tem mais desculpas para não praticar yoga, comece agora mesmo a sua jornada do autoconhecimento.

Conclusão

O yoga é uma ciência cujo objetivo é conectar corpo e mente, gerando equilíbrio, autoconhecimento, e aumento da qualidade de vida. Muitas pessoas acham que trata-se apenas de um simples alongamento, quando na verdade é um exercício que traz diversos benefícios para a saúde física e mental do indivíduo.

Recomenda-se sempre procurar um profissional para iniciar a atividade, pois posições erradas podem acabar gerando lesões. O local para a prática pode ser improvisado, desmontável, ou apenas você e o tapete. O que vale é o seu foco e concentração para atingir os objetivos. Bora praticar ?

Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião. 

Natalia Castilho

Olá, muito prazer. Me chamo Natália e tenho 26 anos, sou formada em jornalismo pela UNIFAAT e possuo MBA em Marketing pela USP-Esalq. Desde pequena eu AMO escrever, não foi a toa que eu escolhi trabalhar com comunicação, mas foi no marketing que me encontrei como profissional. Em 2019 eu passei 1 ano nos Estados Unidos e pude aprender inglês e estudar sobre marketing em Stanford (a realização de um sonho) e até hoje colho os frutos positivos dessa experiência. E é por isso que decidi fazer um mestrado no Canadá. Recentemente, em conversa com uma amiga, percebemos que estávamos perdendo tempo por não produzir conteúdo e foi assim que o Saúde em Pauta nasceu. Hoje, dedico meu tempo à criação de conteúdo para blogs, redes sociais e também trabalho com gerenciamento de projetos digitais (multi-tarefas que fala, né?). Estou animada para compartilhar meus conhecimentos aqui neste blog, quem vem comigo?

2 thoughts on “<strong>Yoga: consigo fazer em casa?</strong>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *