Razões para usar o protetor solar diariamente
O uso diário do protetor solar é fundamental para conservar a fisionomia da pele atraente e saudável em todas as épocas do ano. Há algum tempo, surgiram na internet alguns boatos dizendo que o protetor seria prejudicial à saúde, mas segundo a Dermatologista Denise Lage, o uso de protetores solares com alguns ingredientes químicos em sua composição podem ser prejudicial, mas isso não significa que o protetor faça mal à saúde, muito pelo contrário.
Segundo a Dra. Denise, é importante se atentar aos ingredientes utilizados nas composições dos protetores solares, pois alguns deles já foram associados a problemas de saúde, como câncer, alterações hormonais e alterações no fígado e nos rins, são esses: avobenzona, oxibenzona, octocrileno, homosalato, octisalato e octinoxato.
Para a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o protetor ideal é aquele que não possui esses componentes em sua fórmula, é resistente à água, não mancha a roupa e possui absorção dos raios UVA e UVB. Portanto, basta ficar atento (a) à composição do fotoprotetor que ele irá te trazer apenas benefícios e é exatamente sobre isso que iremos falar nesse artigo, aproveite a leitura!
Benefícios do protetor solar
Além dos benefícios que todos nós já conhecemos, como retardação do envelhecimento da pele, prevenção de câncer de pele e aspecto mais jovial, o protetor solar também possui outros benefícios maravilhosos, confira:
1. Protege contra os raios UVA e UVB
Esse é um dos principais motivos para usar protetor solar diariamente: ele protege contra os raios solares que, quando em contato com a pele, podem causar manchas, ressecamento, flacidez, perda da luminosidade e do brilho natural, envelhecimento precoce e – em casos mais severos – câncer de pele. O protetor atua como uma barreira que inibe a ação dos raios UV, mas é importante reaplicá-lo a cada 3h para garantir a eficácia.
2. Protege contra a luz invisível
A luz invisível é aquela que, como o próprio nome diz, não conseguimos enxergar e está ligada a aparelhos eletrônicos como celulares, computadores, televisões e tablets.
Esse tipo de luz, assim como os raios UV, também é prejudicial à pele, causando envelhecimento precoce, perda de luminosidade e intensificação de manchas já existentes.
3. Previne rugas e linhas de expressão
O fotoenvelhecimento, ou seja, envelhecimento precoce da pele – causado pela exposição a longos períodos no sol sem o uso de protetor solar – pode fazer com que a pele apresente manchas e facilita o aparecimento de linhas de expressão.
Mas isso pode ser facilmente prevenido com o uso diário de protetor solar.
4. Pele saudável e com brilho
O uso de protetor solar garante uma pele mais saudável e com brilho, além disso, o protetor possui propriedades hidratantes que auxiliam a saúde da pele.
5. Auxilia no tratamento de manchas
Como se todos os benefícios citados acima não fossem suficientes para te convencer a usar o protetor solar todos os dias, o produto ainda auxilia no tratamento de manchas já existentes, isso porque ele cria uma barreira na pele que impede que as manchas se intensifiquem e também impede o aparecimento de novas.
Preciso usar o protetor solar mesmo em dias frios ou locais fechados?
Se você estava se perguntando “ah, mas passo o dia inteiro trabalhando em casa, preciso utilizar o protetor solar mesmo assim?”, a resposta é sim! Isso se deve ao fato da luz invisível, que vem de aparelhos eletrônicos e luz artificial, ser prejudicial à pele tanto quanto os raios UV.
Então, o uso diário de protetor solar mantém sua pele mais saudável, mesmo em dias chuvosos.
Como deve ser o protetor solar ideal?
O protetor solar ideal é aquele que não mancha a roupa, tem uma boa absorção dos raios UV, possuem resistência à água e não podem irritar a pele. Existem três tipos de protetores: físico, químico e orgânico.
O mais indicado é consultar um dermatologista para que o profissional possa te indicar qual protetor é o mais indicado para o seu tipo de pele.
Só adultos precisam de protetor solar?
Muito se engana quem pensa dessa maneira, pois a verdade é que todos precisam de proteção solar, inclusive crianças e bebês. Pele de crianças, por serem mais sensíveis, devem utilizar apenas protetores solares 100% físico (de 6 meses a 2 anos de idade), até porque, os efeitos dos raios de sol são cumulativos, isso significa que quanto antes a pessoa começar a se proteger deles, melhor será para a saúde da pele.
Conclusão
O uso diário de protetor solar é indicado para todas as pessoas, de todas as idades, com os mais diferentes tipos de pele, desde a mais oleosa, até a mais ressecada. O produto previne doenças e garante uma pele mais saudável e iluminada, além de ajudar na prevenção de manchas, sem mencionar que quanto antes começar a utilizá-lo, melhor e mais bonita a pele ficará.
Além disso, o mais indicado é consultar um dermatologista para poder saber qual tipo de protetor solar é o mais indicado para o seu tipo de pele e para potencializar a proteção solar, em dias muito quentes, evite sair entre 10h e 16h, pois é quando os raios solares são mais intensos e não se esqueça de usar e abusar do protetor solar, tanto dentro, como fora de casa.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.