Limpeza de sofá: dá para fazer em casa?
Hoje nós vamos falar sobre uma das tarefas mais intimidadoras que temos em casa, a limpeza de sofá. Tudo isso porque dependendo da cor do móvel, os hábitos familiares, a presença de um pet, ou se você tiver algum pequeno em casa, a limpeza pode ser um grande desafio.
É importante sempre verificar as necessidades da sua casa antes de comprar o sofá, pois assim poderá facilitar o seu dia a dia. Isso inclui pesquisar o tipo de tecido, a cor ideal, e até mesmo se ele tem pezinhos ou não.
Quando chegamos na loja e vemos aquele lindo sofá branco, aquele que chega a iluminar a sala e aquecer o nosso coração, a vontade é de comprar na hora. Mas, se você tiver animais domésticos em casa, pequenos aventureiros que estão descobrindo o mundo, e se gosta de fazer refeições vendo TV, esse sofá poderá te deixar com os cabelos em pé.
Foque sempre no seu conforto e no da sua família, pois depois de comprado, aquele estofado vai te acompanhar por longos anos, e a limpeza de sofá pode até ser adiada, mas não tem como deixar pra lá.
Acompanhe o artigo e veja as dicas que podem te ajudar a fazer a higienização de forma prática e rápida.
Limpeza de sofá caseira realmente é possível?
A resposta para essa pergunta é sim! Você pode limpar o seu sofá em casa, independente das suas características, a única diferença é que, dependendo da cor, tamanho e costumes, pode dar um pouco mais de trabalho.
Mas fique tranquilo (a), a seguir vamos mostrar algumas opções de limpeza de sofá, que irão facilitar a sua vida.
Limpeza de sofá tradicional
Se você tem filhos e pets, eu tenho certeza que o sofá é o último lugar que você deseja limpar, pois sempre é uma aventura, e pode ser achar de tudo. O primeiro passo é remover toda a poeira e sujeira presente no móvel.
Para isso recomendamos que use um aspirador de pó, pois ele vai facilitar muito a sua vida para tirar as sujeiras e pelos de animais. Mas se você não tiver, sem problemas, poderá usar um pano para todo este processo, a única diferença é que vai te dar um pouco mais de trabalho.
Depois de passar o aspirador ou pano por toda a superfície, use um paninho seco para entrar em todos os cantinhos e dobrinhas do seu sofá, pois é geralmente lá que se acumulam migalhas, poeiras, e dependendo do design da peça, até mesmo pequenos brinquedos podem ficar por lá.
Uma escova de dentes velha, ou uma escovinha com cerdas delicadas também podem te ajudar a acessar esses esconderijos, e vai por mim, por mais que o sofá pareça estar limpo, sempre haverá algum resquício por lá.
Fazendo a segunda parte da limpeza de sofá a seco:
Depois de seguir os passos acima, agora é a hora de fazer a famosa limpeza de sofá a seco. Para esta etapa você vai precisar de alguns materiais, que geralmente já temos em casa, como por exemplo:
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
- 1 litro de água em temperatura ambiente;
- 250 ml de álcool comum;
- 500 ml de vinagre branco;
- 1 borrifador;
- 1 colher sopa de amaciante da sua preferência;
- Um pano de microfibra.
Em um recipiente que você já usa para fazer a limpeza, como por exemplo um balde, misture todos os materiais citados – com exceção do pano- e depois com a ajuda de um funil, passe para o borrifador.
Feito isso, borrife a mistura por todo o estofado de maneira sútil, e com uma distância de pelo menos 40 cm, para não gerar acúmulo de água. Após a aplicação, pegue o pano de microfibra e passe por todo o sofá, esfregando com delicadeza e removendo possíveis manchas e sujeiras.
Assim que finalizar, deixe o estofado secar naturalmente e evite o uso durante esse período. Depois de seco, a higienização está finalizada com sucesso, e a paz já poderá reinar na sua casa e no seu coração.
Dicas bônus para fazer a limpeza de sofá
Com a mistura que mostramos acima é possível deixar o seu sofá limpo e cheiroso, com a aparência de novo, porém, se você estiver tentando remover algumas manchas ou odores específicos, esses truques podem te ajudar:
- Xixi: muitas vezes a limpeza tradicional não remove completamente o odor da da urina de animais, então se ainda tiver cheiro prepare uma mistura de água e vinagre branco a mais, borrife no local e esfregue com cautela até eliminar;
Quando a urina for de crianças, esfregar uma mistura com água e detergente no local, vai deixar o sofá cheiroso de novo; - Slime: o tanto que essas massinhas são divertidas, é o tanto que elas grudam em tudo! Mas tudo bem, com essa dica você vai conseguir recuperar o seu estofado.
Remova com delicadeza o máximo de slime que conseguir, e caso esteja muito mole, passe um cubo de gelo no local, isso vai fazer ela endurecer e facilitar a remoção.
Depois disso, faça uma mistura de água quente e sabão líquido, e faça movimentos delicados em cima da mancha; - Leia as orientações do fabricante: todo estofado acompanha um selo falando sobre o material do produto, e algumas orientações sobre o que pode ou não utilizar durante a limpeza, então atenção, pois um produto contraindicado pode estragar o seu móvel.
Conclusão
Na hora da faxina do lar, um dos grandes desafios é a higienização dos estofados, pois além de delicados, dependendo da rotina de cada família, podem acumular sujeira e manchas indesejadas.
Por isso, antes de comprar um sofá para a sua sala, certifique-se de que ele tenha características que vão te ajudar na hora da limpeza. Faça muitas pesquisas e peça indicação de outras pessoas, isso pode te poupar muito tempo.
Existem empresas especializadas em limpeza de sofá, porém não é sempre que estamos dispostos a pagar por estes serviços, então neste caso, mãos na massa! Com alguns materiais que já tem em casa, de forma prática e rápida, você consegue deixar o seu sofá novinho em folha.
Nada melhor do que umas dicas para facilitar a nossa vida, né ? Então, para aqueles que gostam de fazer o dia render, também temos um artigo que sugere algumas dicas para aumentar a produtividade.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.