Publicidade
Qualidade de vida

Crossfit: conheça o método e seus benefícios

Nos últimos anos, o mundo do crossfit tem atraído cada vez mais pessoas adeptas à prática. Criado lá nos 2000, a modalidade reúne diversos tipos de exercícios do atletismo, do levantamento de peso olímpico (LPO), da ginástica, entre outros esportes. É uma ótima opção para quem fica enjoado (a) de ir à academia, pois é um esporte bastante dinâmico.

A cada dia o aluno faz um treino diferente que trabalha força, resistência, potência, coordenação e, por ser uma atividade física intensa, o praticante tem um alto gasto calórico, o que ajuda na perda de peso e definição da musculatura. 

É válido dizer que Crossfit é o nome de uma marca registrada e não o nome do esporte em si e é possível encontrar locais que oferecem a modalidade com o uso de outro nome, como treino funcional, por exemplo. O treino ajuda a melhorar diversas capacidades físicas, entre elas estão:

  1. Agilidade;

  2. Coordenação motora;

  3. Flexibilidade;

  4. Resistência muscular;

  5. Resistência cardiorespiratória;

  6. Força;

  7. Velocidade;

  8. Potência;

  9. Equilíbrio. 

Agora que você já sabe o que é o Crossfit, que tal aprender um pouco mais sobre os benefícios dele? Tenha uma boa leitura! 

Crossfit: conheça os método e seus benefícios
Reprodução: Freepik / Crossfit conheça os métodos e seus os benefícios

Quais os benefícios do crossfit?

Por combinar exercícios de diversas modalidades, o crossfit fornece diferente estímulos ao praticante dessa atividade, trazendo diversos benefícios de uma maneira geral, mas dentre os principais benefícios do crossfit estão:

  1. Perda de gordura;

  2. Ganho de massa magra (massa muscular);

  3. Melhora do condicionamento físico;

  4. Fortalecimento e resistência muscular;

  5. Melhora da capacidade cardiorespiratória;

  6. Prevenção de lesões (devido ao aumento do ganho muscular);

  7. Diminuição do estresse;

  8. Diminuição da ansiedade;

  9. Sensação de bem-estar;

  10. Aumento da autoestima;

  11. Tonificação muscular;

  12. Estimula o espírito de trabalho em equipe, já que os treinos são feitos em grupo. 

Embora quem pratique essa modalidade tenha diversos benefícios, é importante salientar que o treino deve ser sempre realizado sob a instrução de um treinador ou instrutor capacitado, pois quando os exercícios são feitos de maneira errada, pode haver risco de lesões musculares ou até mesmo nas articulações.

Por isso, o acompanhamento por um profissional é imprescindível para quem deseja ser um praticante de crossfit. 

Como é o treino de crossfit?

Todas as atividades são muito dinâmicas e funcionais e a cada dia você faz um exercício diferente. Os treinos geralmente têm duração de 1 hora e são feitos em grupo, também são divididos em quatro etapas:

  1. Aquecimento: que é a preparação do corpo;

  2. Skill: alguns exercícios para aprimoramento das técnicas de exercícios;

  3. WOD (workout of the day): é a parte principal de todo o treino, em que os alunos são incentivados e desempenharem os movimentos em potência máxima;

  4. Alongamento: para relaxar a musculatura e melhorar a flexibilidade antes de voltar para casa. 

Os exercícios mais comuns feitos no crossfit são:

  1. Burpee;

  2. Clean;

  3. Jerk;

  4. Snatch;

  5. Squats (agachamentos);

  6. Deadlift;

  7. Bench press (supino);

  8. Power clean;

  9. Saltos em caixas;

  10. Paradas de mão;

  11. Corridas curtas;

  12. Bike;

  13. Pular corda;

  14. Entre outros. 

Quem pode praticar crossfit?

A boa notícia é que qualquer pessoa pode fazer crossfit, independente da idade, sexo ou aptidão física. Atualmente já existem locais que oferecem treinos apenas para crianças e idosos, demais, né?

Além disso, o treinamento pode ser adaptado conforme as necessidades e perfil de cada praticante, mas é fundamental contar com o acompanhamento de um profissional capacitado para te acompanhar durante os treinos. 

Um profissional capacitado é aquele que é habilitado em educação física e possui certificado na modalidade. 

Como evitar lesões ?

O primeiro passo é analisar se a pessoa possui algum fator incidente de risco, como lesões anteriores, cirurgias, aptidão física, etc. Com todas essas variáveis em mãos, o profissional de educação física deve fazer o controle de carga durante os treinos, pois esse é um dos principais fatores de lesões: quando há a execução de exercícios que exigem além da capacidade física do praticante. 

Por isso, é muito importante ter alguém capacitado te orientando e observando a execução correta dos exercícios, além disso, é preciso estar de olho para não acelerar muito o processo com uma carga desnecessária, pois isso também pode acarretar em lesões e sobrecarga na musculatura de forma desnecessária. 

Um outro ponto importante é que os treinos não devem durar mais do que 90 minutos, o ideal é em torno de 1 hora de prática, para não sobrecarregar o praticante. 

Conclusão

O crossfit é um exercício que possui diversos benefícios àqueles que o praticam, além de ser permitido à qualquer pessoa, independente da idade e do sexo. Mas é fundamental ter sempre um profissional habilitado quando estiver treinando, pois isso irá ajudar a impedir o risco de lesões desnecessárias. 

Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião. 

Natalia Castilho

Olá, muito prazer. Me chamo Natália e tenho 26 anos, sou formada em jornalismo pela UNIFAAT e possuo MBA em Marketing pela USP-Esalq. Desde pequena eu AMO escrever, não foi a toa que eu escolhi trabalhar com comunicação, mas foi no marketing que me encontrei como profissional. Em 2019 eu passei 1 ano nos Estados Unidos e pude aprender inglês e estudar sobre marketing em Stanford (a realização de um sonho) e até hoje colho os frutos positivos dessa experiência. E é por isso que decidi fazer um mestrado no Canadá. Recentemente, em conversa com uma amiga, percebemos que estávamos perdendo tempo por não produzir conteúdo e foi assim que o Saúde em Pauta nasceu. Hoje, dedico meu tempo à criação de conteúdo para blogs, redes sociais e também trabalho com gerenciamento de projetos digitais (multi-tarefas que fala, né?). Estou animada para compartilhar meus conhecimentos aqui neste blog, quem vem comigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *