Colostro: o que é e como ele beneficia o bebê
O colostro, também conhecido como “ouro líquido” é o primeiro alimento do recém-nascido e é altamente concentrado, cheio de proteínas e nutrientes, por isso, mesmo uma quantidade pequena pode fazer toda a diferença para o bebê.
Geralmente, a mulher produz o colostro após o parto e até os quatro primeiros dias de vida do bebê, esse leite materno fica acumulado nas células alveolares dos seios ainda nos últimos meses de gestação e se caracteriza por ter uma cor amarelada, confira abaixo as principais dúvidas sobre o colostro e qual a importância dele nos primeiros dias de vida de uma criança. Boa leitura!
Colostro: qual a importância?
O colostro auxilia no crescimento saudável e na saúde do recém-nascido, fortalecendo a relação entre mãe e bebê e contribuindo para a maturação do trato gastrointestinal, além de estimular a produção de anticorpos nos primeiros dias de vida, fazendo com que a prevenção de algumas doenças aconteça, como a diarreia, alergias, assim como a diminuição do risco de morbidade e mortalidade infantil. Uau!
Esse leite materno possui macro e micronutrientes que são necessários para manter o estado nutricional do bebê e auxiliar no crescimento saudável, além disso, as características do colostro se diferenciam do leite de transição e do leite maduro.
É válido ressaltar que esse “ouro líquido” dura apenas nos primeiros dias de vida do bebê, pois as suas características são apropriadas e adequadas para essa fase da vida, em seguida, desce o leite de transição e, por fim, o leite maduro que irá alimentar a criança durante os primeiros meses (ou anos) de vida, confira abaixo uma tabela nutricional que demonstra a diferença entre esses leites:
Colostro e seus benefícios
Como você já deve imaginar, a amamentação nos primeiros dias de vida é fundamental para que o colostro possa contribuir para a saúde do bebê, por isso separamos quais os benefícios que esse leite materno proporciona:
- Combate infecções: os glóbulos brancos presentes no colostro produzem anticorpos que neutralizam as bactérias e os vírus, sendo altamente eficazes contra diarreia e distúrbios digestivos;
- Auxilia no sistema imunológico e sistema digestivo: por ser rico em componentes imunológicos e fatores de crescimento que ajudam a estimular a mucosa intestinal, os probióticos do colostro auxiliam o intestino do bebê, através do alimento e desenvolvimento de boas bactérias;
- Previne a icterícia: além de auxiliar no sistema digestivo, o colostro também ajuda o recém-nascido a evacuar e esvaziar o intestino de tudo que o bebê ingeriu durante o tempo em que estava na barriga da mãe. A evacuação auxilia na prevenção da icterícia, que nada mais é que do que o termo utilizado para descrever a coloração amarelada na pele e nos olhos que o bebê pode ficar nos primeiros dias de vida;
- É rico em vitaminas e minerais: o colostro é rico em diferentes vitaminas que auxiliam na prevenção de doenças, como a vitamina A (importante para a visão do bebê), magnésio (que ajuda no funcionamento do coração e reforço dos ossos) e o cobre e o zinco (que reforçam o sistema imunológico);
- Auxilia no desenvolvimento saudável do bebê: o colostro possui diversos componentes que ajudam no desenvolvimento saudável do bebê, segundo o Professor Hartmann, “como o colostro tem composição semelhante ao do líquido amniótico (que o bebê engoliu e excretou no útero), é o facilitador ideal para sua transição para o mundo exterior”.
Parece irreal nesse momento, mas saiba que o colostro contribui inestimavelmente, não apenas para os primeiros 12 meses de vida de uma criança, mas para o resto da vida de seu bebê.
Para te auxiliar ainda mais nesse momento tão importante, o Saúde em Pauta preparou um artigo sobre a amamentação e sua importância, que tal conferir como essa fase pode estreitar os laços afetivos entre mãe e filho, além de diversos outros benefícios?
O colostro é um líquido amarelado conhecido como “ouro líquido” devido às suas propriedades e a importância que tem para o desenvolvimento saudável de um bebê, o leite geralmente desde durante os primeiros quatro dias de vida, mas fornece benefícios inestimáveis durante toda a vida do bebê, prevenindo doenças, alergias e fornecendo nutrientes importantes para o crescimento.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.