Receita prática e rápida de canelone
Quando falamos em canelone, rapidamente associamos este prato à Itália, pois o país é muito conhecido pela culinária de massas deliciosas. E realmente este pensamento está certo, porque essa receita nasceu a cerca de 2 mil anos atrás, na cidade de Nápoles.
Foi em 1907, no restaurante La Favorita, localizado na cidade de Sorrento, na Itália, que o chef Nicola Federico deu vida ao canelone. O prato recebeu este nome justamente pelo seu formato, que remete a canudos.
O grande chef teve essa ideia a partir das águas que desciam pelos aquedutos e formavam desenhos de “canos ou canudos”. E foi dessa forma que uma inspiração se tornou em um prato delicioso e popular em diversos países.
Apenas para conhecimento, embora quase todo mundo pense que a culinária das massas nasceu no território italiano, na verdade, segundo historiadores, foram os árabes que criaram a receita e levaram para a Itália. Lá eles aprimoraram e criaram diversas receitas deliciosas, como por exemplo, o canelone.
Só de falar me deu uma fome! Pois bem, vamos aprender a preparar esse prato de maneira rápida e fácil? Acompanhe a receita.
Aprenda a fazer canelone com recheios diferentes
Esse é mais um prato que você pode deixar de acordo com o seu paladar! Uma maravilha né? Super versátil, você pode trocar os ingredientes sem medo de mudar a essência do canelone.
No quesito flexibilidade, essa receita é tão adaptável quanto a macarronese, que também já está disponível no blog para quem quiser aprender. Mas voltando ao nosso foco inicial, olhos atentos para conferir as receitas a seguir:
Canelone tradicional
Geralmente usa-se 600 gramas de massa para essa receita, mas se for servir muitas pessoas, pode dobrar a quantidade. Escolha o tipo de massa da sua preferência, e te garanto que não faltarão opções.
Tem massas que dependem de uma preparação maior, algumas vêm pré-cozidas e outras até mesmo prontas para rechear. Independente da escolha, após a montagem, o prato irá passar um tempinho no forno.
Para o recheio use 350 gramas de presunto ou apresuntado, 500 gramas de muçarela e 500 gramas de manjericão. Caso deseje mais recheio, é só aumentar as gramas dos ingredientes.
O canelone tradicional é acompanhado de molho vermelho, então capriche no tempero! Use 2 xícaras de massa de tomate e tempere a gosto, pode ser a mesma receita do molho que usa para fazer lasanha.
Cada “canudo” deverá ser preparado manualmente, seguindo os seguintes passos:
- Abra a massa e comece colocar as fatias de presunto e muçarela uma sobre a outra, quanto mais fatias utilizar, mais recheado será o seu canelone, mas recomenda-se utilizar duas fatias de cada;
- Depois que terminar, com cuidado pegue uma das “pontas” da massa e comece a fazer um rolinho. Tenha cuidado em fazer com o mínimo de folga possível, para que não se desfaça no forno.
Assim que fizer todos canudos vamos para a montagem da forma. Em um refratário próprio para utilizar em altas temperaturas, forre o fundo com uma leve camada do molho que preparou.
Comece a fazer uma fileira com os canelones, deixando-os próximos uns dos outros. Com essa “cama” feita, coloque o restante do molho de tomate, o manjericão e leve ao forno por 15 minutos ou até o molho estar em alta fervura..
Fonte: Home It
Dicas bônus para o preparo do canelone
Fique atento (a) com o forno para não queimar! Com uma distância segura, e a cada 7 minutos, verifique como está a consistência do canelone, se estiverem macios e fáceis de cortar, estará pronto.
Lembre-se: dependendo do tipo de massa que escolher pode ser que precise cozinhar ela antes da montagem, siga as orientações do fabricante.
Se for um amante de queijo, você pode cobrir os canelones com queijo e algumas pitadas de orégano ou manjericão. Fica uma delícia!
Conclusão
Uma criação do chef italiano Nicola, o canelone é um prato fácil e rápido de se fazer. Devido ao seu sabor e formato diferenciado, ele se popularizou por vários países. Esse prato é feito por “canudos” recheados ao molho, e pode ser servido com arroz branco.
Você pode trocar os ingredientes de acordo com o seu paladar! Não gosta de molho vermelho? Usa o branco ou qualquer outro que seja mais apetitoso. E no recheio? Todas as adaptações estão liberadas, desde outros tipos de queijos, carnes e até mesmo alguns vegetais.
Tem para todos os gostos! Até mesmo a massa pode receber adaptações, o que vale é comer e ser feliz! Bacana né? Já pode chamar aquele amigo que você não vê faz tempo ou até mesmo impressionar a sogra.
Mas não esqueça de deixar nos comentários se gostou dessa receita, e quando fizer pode voltar para contar pra gente! Ficamos muito felizes em ler cada depoimento.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.