Desodorante sem alumínio: entenda os benefícios
Sabemos que encontrar e acertar na escolha do desodorante ideal pode ser um desafio para muita gente, pois além de escolher a fragrância que mais agrada a pessoa, certos componentes dos desodorantes podem causar alergias e uma série de problemas e desconfortos. É o caso do alumínio, que assim como outros elementos como o álcool, triclosan e os parabenos, pode causar reações alérgicas em algumas peles sensíveis, nestes casos, o desodorante sem alumínio pode ser a melhor recomendação.
Várias marcas já estão cientes deste problemas e passaram a investir em fórmulas sem alumínio, mas enquanto não encontram o desodorante ideal, muitas pessoas têm apostado em receitas caseiras para fazer o próprio desodorante livre de substância alérgicas e que podem ser prejudiciais à saúde a longo prazo. Veja abaixo as principais dúvidas sobre o tema, boa leitura!
Qual a função do alumínio no desodorante?
Mas se esse componente pode ser prejudicial à saúde, qual então a função dele no desodorante? Bom, durante a transpiração, o corpo humano expele sais minerais (sódio e potássio) e água, mas ao entrarem em contato com as bactérias presentes nas axilas, ajudam a liberar o temido mau cheiro.
A função do desodorante é justamente “combater” esse mau cheiro, reduzindo a quantidade de bactérias e umidade presentes nas axilas, já que possuem propriedades antissépticas, como o álcool e o triclosan que ajudam a inibir a proliferação bacteriana e reduzir o cheirinho desagradável. Por um lado, pode ser uma coisa boa, mas por outro, os desodorantes antitranspirantes contêm sais de alumínio em suas composições, que atuam inibindo a eliminação do suor através das glândulas sudoríparas e essa substância pode ser a responsável por causar alergias, vermelhidão, coceira e em alguns casos até mesmo inchaço nas axilas.
Os desodorantes antitranspirantes possuem em sua composição o cloreto de alumínio, que pode coagular as proteínas e formar estruturas bloqueadoras que provocam o fechamento das glândulas sudoríparas e acarretando na diminuição da produção do suor e isso pode causar a obstrução dos poros e inflamação das glândulas, por isso é sempre importante verificar o rótulo das embalagens a fim de identificar a presença de alumínio na composição do desodorante.
Vale dizer que há diversos compostos de alumínios utilizados pelas indústrias, confira abaixo como a substância pode ser identificada nas rótulos das embalagens:
- Magnesium Aluminum Silicate (silicato de magnésio e alumínio)
- Aluminum Chloride (cloreto de alumínio)
- Ammonium Aluminum (sulfato de amônio de alumínio)
- Aluminum Sulfate (sulfato de alumínio)
- Aluminium Powder (pó de alumínio/alumínio em pó)
É válido dizer também que quem possui alergia a algum destes componentes, deve ficar de olho nas embalagens de outros cosméticos, como maquiagens, esmaltes, batons, etc, pois o alumínio também pode ser encontrado na forma de “corante de alumínio”, além disso, os ingredientes da fórmula sempre estão listados em ordem do mais concentrado para o menos concentrado, então os componentes do topo da lista sempre serão os que terão maiores concentrações nos produtos. No Brasil e especificamente nos desodorantes, a quantidade máxima de cloridrato de alumínio permitida pela Anvisa é de 15%.
Desodorante com alumínio causa câncer?
Muitas pessoas têm aderido ao uso de desodorantes naturais, pois há uma crença de que o alumínio presente nas composições do produto pode causar câncer de mama, contudo, não há publicações científicas que comprovem isso até o momento. Mesmo assim, os cientistas continuam estudando sobre os efeitos da absorção de alumínio através das mamas.
Sem mencionar que após o surgimento dos boatos que o alumínio pode causar câncer de mama, muita gente tem optado pelo uso de desodorantes naturais e livres de substâncias agressoras, como o álcool e os parabenos, protegendo, então, o organismo de possíveis reações alérgicas e adversas que podem surgir a curto, médio e longo prazo. Afinal, apostar em soluções naturais e que não agridam o seu corpo, nunca é uma má ideia, você não acha?
Receita de desodorante sem alumínio natural e caseiro
Quem tem pele sensível ou deseja optar por opções mais naturais, pode escolher o desodorante natural caseiro, que não leva alumínio em sua composição, mas também não possui tanta eficácia quanto os desodorantes industrializados, isso porque a substância alternativa ajuda a diminuir a umidade nas axilas, mas não age como um antitranspirante.
Resumidamente, os desodorantes comuns e industrializados conseguem conter a transpiração e o mau cheiro nas axilas, enquanto o desodorante natural e caseiro ajuda a controlar o odor, mas não impede a transpiração, ou seja, não diminui e nem impede a presença do suor nas axilas. Veja abaixo uma receita de desodorante natural e caseiro feito com bicarbonato de sódio e óleos essenciais:
Ingredientes:
- 1/4 xícara de manteiga de karité
- 2 colheres de óleo de coco
- 3 colheres de sopa de cera de abelha
- 3 colheres de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de sopa de amido de araruta
- 20 gotas de óleo essencial de lavanda
- 10 gotas de óleo essencial de tea tree (melaleuca)
Modo de Preparo:
- Prepare um banho-maria com cerca de ¼ de água;
- Leve ao fogo médio e, em seguida, adicione a manteiga de karité e o óleo de coco na panela superior, mexendo ocasionalmente;
- Quando a manteiga de karité e o óleo de coco derreterem, coloque a cera de abelha e mexa com frequência até que todos os ingredientes estejam líquidos;
- Retire a tigela do fogo e acrescente rapidamente o bicarbonato de sódio e a farinha de araruta, misturando tudo;
- Junte os óleos essenciais e, em seguida, mexa todos os ingredientes;
- Despeje a mistura em um frasco e deixe o produto solidificar à medida que esfria;
- Para a aplicação, retire uma pequena quantidade do desodorante do frasco, esfregue entre os dedos e aplique nas axilas conforme a necessidade.
Fonte: casa.abril.com.br
Esse desodorante usa uma variedade de produtos naturais e ainda possui propriedades que hidratam a pele, antimicrobianas e anti-inflamatórias. Fala sério, zero defeitos essa opção de desodorante natural, né?
Conclusão
Diversas marcas de desodorantes levam o alumínio em sua composição e há alguns anos surgiu um boato de que o componente ajuda a ter câncer de mama, embora ainda não haja estudos comprovando o uso de desodorante com alumínio e o câncer de mama, os cientistas seguem estudando para tentar entender a relação entre o componente e a doença.
Algumas pessoas preferem por opções mais naturais e desodorante sem alumínio em sua composição, por isso, trouxemos uma receita que pode ser muito útil à essas pessoas.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.