Meditação: o que é e dicas para poder aprender meditar
Com a pandemia, muitas pessoas precisaram encontrar formas de manter sua saúde mental e sabemos que isso nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo?
De acordo com o Google, a busca por meditação aumentou em 4.000% no ano de 2020, isso demonstra a necessidade das pessoas em alternativas para ter uma mente sã, pois é exatamente isso que a meditação irá proporcionar.
Esqueça a ideia de que para meditar, é necessário vestir roupas específicas e “defumar” o quarto com diversos incensos, nada disso! A meditação não requer nada além de um lugar calmo em que você possa estar consigo mesmo. É claro que se você quiser acender incensos e vestir roupas específicas para isso, não há problema algum, mas seria mais uma preferência do que uma obrigatoriedade.
É válido dizer também que a meditação não possui ligação alguma com nenhuma religião, segundo a Monja Coen “meditar independe de religião ou da tradição espiritual que você siga. Meditar serve para todo mundo, não tem nada a ver com Oriente ou Ocidente. É uma capacidade da mente humana. É uma condição humana que foi pouco desenvolvida e que agora estamos redescobrindo”.
Bom, então agora que você já sabe que a meditação pode ser muito mais simples do que você imagina, confira tudo que você precisa saber para começar a praticar ainda hoje. Boa leitura!
O que é meditação?
A meditação é uma prática de regularização da mente através do foco da atenção, que visa alcançar a tranquilidade mental, reduz a ansiedade, bem como o estresse.
Ou seja, a meditação nada mais é do que reservar alguns momentos para prestar atenção no aqui e agora para aquietar a mente e trabalhar a respiração. Essa técnica desenvolve a concentração e o foco no presente, por isso muitas pessoas têm recorrido à ela quando estão com dificuldades de concentração ou muito ansiosas, por exemplo.
Para muitos, essa técnica pode ser bastante difícil, pois não são todos que conseguem esvaziar a mente de pensamentos e focar apenas no silêncio e na respiração, já se imaginou fazendo isso?
O que muita gente não sabe é que esse processo é, na realidade, bem simples, basta ter os direcionamentos corretos e praticar a estar em silêncio em um momento de introspecção e conexão, o yoga também pode ser um bom aliado para praticar a meditação durante uma atividade ativa.
Quais são os tipos de meditação?
Existem diferentes tipos de meditação e cada um possui uma abordagem diferente, conheça algumas das principais técnicas para meditar:
- Mindfulness
A meditação mindfulness consiste em deixar qualquer pensamento vir, mas sem aprofundar ou analisar nenhum deles, apenas prestando atenção no aqui e no agora.
Algumas técnicas orientais que também se encaixam nesse tipo de meditação são a meditação zen e a vipassana.
- Concentrativa
Essa meditação se caracteriza por concentrar sua atenção em um único ponto ou objeto (que pode ser interno ou externo), ignorando qualquer distração externa que possa te distrair. Aqui, o segredo é focar em uma atividade específica, como a repetição de algum som, uma imagem ou até mesmo se concentrar em sua respiração.
- Transcendental
Essa meditação consiste em um processo simples, que te permite experimentar o estado autêntico de sua consciência, buscando por um relaxamento bastante profundo, mas que não te faça chegar ao estágio do sono, por exemplo. Para essa prática, você pode utilizar sons ou mantras para te ajudar a relaxar mais.
Quais os benefícios da meditação?
A meditação possui diversos benefícios para o corpo e também para a mente, atuando na saúde física e na regulação do sangue, frequência cardíaca e pressão arterial.
Além disso, ela atua no córtex pré-frontal, que é basicamente o foco das habilidades do raciocínio, como por exemplo tomadas de decisão, raciocínios e moderação do comportamento social. Sem mencionar que quanto mais você praticar, maior será a sua capacidade de atenção e concentração. Confira abaixo alguns dos benefícios que essa prática pode proporcionar:
- Redação do estresse;
- Diminuição da ansiedade;
- Melhora nos sintomas da depressão;
- Redução da perda de memória;
- Aumento do foco e da atenção.
Como começar a meditar
Como mencionado anteriormente, a meditação pode ser muito mais simples do que você imagina, confira abaixo algumas dicas que te ajudarão a dar os primeiros passos na prática:
- Reserve um horário do seu dia para focar na meditação: a consistência é fundamental para ir aprimorando a prática, por isso, reserve todos os dias um tempo em sua agenda e coloque o celular para despertar como um lembrete;
- Comece aos poucos: tente começar a meditar durante 5 minutos e vá aumentando gradativamente esse tempo, com a prática, você verá que conforme o tempo passa, ficará muito mais fácil;
- Esteja em um ambiente tranquilo: se a ideia da meditação é relaxar a mente e o corpo, então você precisa estar em um ambiente que te deixe longe de distrações externas e que ao mesmo tempo seja confortável para sua prática;
- Coloque músicas ou mantras enquanto medita: procure por músicas que façam você sentir serenidade, isso pode te ajudar a ter mais foco na prática da meditação e a relaxar mais sua mente e seu corpo, trazendo bem-estar para o seu dia a dia;
- Esqueça a autocobrança: não se cobre por não conseguir meditar logo de primeira, pois as distrações são normais. A ideia da meditação é justamente trabalhar esse foco no aqui e agora, se permitindo que os pensamentos fluam, mas sem se aprofundar em nenhum deles;
- Foque em sua respiração: inspire profundamente durante 4 segundos e segure por 4 segundos a respiração, depois expire em quatro tempos soltando o ar com um suspiro. Depois, encontre um ritmo para sua respiração e mantenha o foco;
- Utilize a meditação guiada: para iniciantes, a meditação guiada pode ser uma boa ideia, pois conduz a pessoa a entrar em estado de relaxamento. Você pode encontrar meditações guiadas no YouTube ou em aplicativos próprios de meditação.
Conclusão
A meditação é uma prática de conexão entre corpo e mente e em momentos de ansiedade ou estresse, pode ser uma atividade muito recomendada para o bem-estar mental, emocional e até mesmo físico, podendo ser praticada rapidamente e em qualquer lugar.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.
Pingback: Dicas para alcançar a felicidade - Saúde em Pauta
Pingback: Dicas de beleza para quem gosta de praticidade - Saúde em Pauta