Publicidade
Beleza

Ácido Hialurônico : para que serve

O ácido hialurônico é o queridinho de muitas pessoas vaidosas, e nada mais é do que uma substância que o próprio corpo humano produz, e é encontrada na pele, nos tecidos conjuntivos e nos olhos em maior quantidade. Sua principal função é reter água, manter os tecidos sempre hidratados e lubrificar articulações, demais, né?

É bastante comum que a produção de ácido hialurônico diminua conforme a pessoa vai ficando mais velha, por esse motivo, muita gente tem apostado no ácido para ajudar no rejuvenescimento, uma vez que a substância é vendida em formato de gel, creme, cápsulas, solução oral ou colírio. 


Mas é válido ressaltar que é sempre bom consultar um profissional antes de iniciar o uso do ácido, pois é ele que irá saber como você deve aplicar, em que quantidade e frequência de modo que não prejudique sua pele, então, sempre vá a um dermatologista para garantir o bom uso da substância. Ficou com dúvida sobre a importância desse ácido, assim como quais são seus benefícios? Então confira o artigo que o Saúde em Pauta escreveu, boa leitura! 

Ácido Hialurônico: para que serve? 
Reprodução: Freepik/ Ácido Hialurônico: para que serve? 

Quais os benefícios do ácido hialurônico?

Se você está se perguntando quais os benefícios do ácido hialurônico, chegou o seu momento! A substância é indicada em diversas situações, por exemplo:

  1. Ajuda a manter a pele hidratada e viçosa;

  2. Ajuda a recuperar a elasticidade e firmeza da pele (é o que indica esse estudo clínico);

  3. Responsável por preencher espaços entre as células, o que acarreta no preenchimento natural de sinais e linhas de expressão;

  4. Auxilia no tratamento de olheiras;

  5. Auxilia na correção de cicatrizes profundas causadas pela acne;

  6. Ajuda na cicatrização de úlceras crônicas na pele;

  7. Alivia a dor de afta ou úlceras na mucosa da boca;

  8. Promove o rejuvenescimento da pele.

Como se todos esses benefícios já não fossem suficientes para você querer incluir o ácido hialurônico em sua rotina de skin care agora mesmo, o ativo, quando em sua forma injetável, ainda auxilia no tratamento de osteoartrose e artrite, mas é sempre indicado procurar um ortopedista, pois é ele quem irá determinar a necessidade e a quantidade do uso. 

Um outro uso bastante comum do ácido hialurônico é para ajudar no tratamento de olho seco durante a cirurgia de catarata. 

Como usar o ácido hialurônico?

O uso do ácido hialurônico pode variar dependendo do objetivo, mas os principais são:

  1. Ácido hialurônico injetável: deve ser aplicado por um profissional e possui formato de gel, é indicado para preencher rugas, sulcos e linhas de expressão ao redor do rosto;
  1. Ácido hialurônico em creme: promove a hidratação da pele e é indicado para pessoas a partir de 45 anos de idade;
  1. Ácido hialurônico em cápsulas: possuem poder antienvelhecimento e só devem ser tomadas quando recomendada por um profissional, pois também podem ser utilizadas no tratamento de problemas nos olhos e nos ossos;
  1. Ácido hialurônico em solução oral: auxilia na redução da dor e do incômodo causado por aftas ou úlceras orais;
  1. Ácido hialurônico em formato de colírio: é indicado por um oftalmologista para olhos ressecados causados por produção insuficiente de lágrimas e outros problemas, visto que auxilia na lubrificação dos olhos e da córnea. 

Quais as contraindicações ?

O ácido hialurônico não deve ser utilizado por pessoas que tenham alergias à substância ou qualquer outro componente das fórmulas, além disso, grávidas e lactantes devem sempre consultar o médico antes de iniciar o uso do ativo. 

Mas o mais indicado é que, independente da situação, só seja utilizado através de uma prescrição médica. 

Ácido hialurônico em todas as idades

Como mencionamos acima, o próprio organismo é responsável pela produção deste ácido, mas essa produção é afetada com o passar do tempo, à medida que vamos envelhecendo, por isso trouxemos uma explicação de como ele é produzido em cada etapa da vida:

  1. Nascimento: a partir do momento que nascemos, a substância passa a ser produzida pelo nosso corpo, sabe aquela pele lisinha e macia de bebê? Então, o ácido hialurônico é um dos responsáveis por isso;


  2. Adolescência até os 25 anos: pode ser uma alternativa para peles que precisam de hidratação profunda, além disso, aos 25 anos a produção natural do ácido passa a diminuir, acarretando no aparecimento das primeiras linhas de expressão, esses são os primeiros sinais de envelhecimento;


  3. Aos 30 anos: essa é uma época de transição para pele, pois é nessa fase que ações exteriores começam a impactar a quantidade de ácido hialurônico produzido, então, nessa fase é indicado a inclusão do ativo em sua rotina de skin care;


  4. A partir dos 40 anos: com a chegada da idade, as células vão sofrendo diversas alterações, mas o uso do ácido pode ajudar com que os sinais de envelhecimento sejam retardados. 

Conclusão

O ácido hialurônico é uma substância que o próprio organismo produz e auxilia no tratamento de diversas doenças, bem como auxilia a retardar o envelhecimento da pele, melhorando as rugas, a elasticidade e flacidez. Com o passar da idade, é comum que o corpo diminua a produção da substância, é nesse momento que o uso do ácido é indicado, mas o ideal é sempre consultar um profissional para te auxiliar nessa escolha. Seguindo as orientações a risca, com certeza terá bons resultado e o aumento da sua autoestima.

Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião. 

Natalia Castilho

Olá, muito prazer. Me chamo Natália e tenho 26 anos, sou formada em jornalismo pela UNIFAAT e possuo MBA em Marketing pela USP-Esalq. Desde pequena eu AMO escrever, não foi a toa que eu escolhi trabalhar com comunicação, mas foi no marketing que me encontrei como profissional. Em 2019 eu passei 1 ano nos Estados Unidos e pude aprender inglês e estudar sobre marketing em Stanford (a realização de um sonho) e até hoje colho os frutos positivos dessa experiência. E é por isso que decidi fazer um mestrado no Canadá. Recentemente, em conversa com uma amiga, percebemos que estávamos perdendo tempo por não produzir conteúdo e foi assim que o Saúde em Pauta nasceu. Hoje, dedico meu tempo à criação de conteúdo para blogs, redes sociais e também trabalho com gerenciamento de projetos digitais (multi-tarefas que fala, né?). Estou animada para compartilhar meus conhecimentos aqui neste blog, quem vem comigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *