Cabelo chanel: como escolher o corte certo?
O cabelo chanel foi criado pela grande estilista e empresária francesa Coco Chanel. Existem algumas especulações de onde teria vindo a inspiração da artista, sendo uma delas, que a ideia surgiu com um imprevisto que houve enquanto ela secava os cabelos para uma apresentação.
Nessa hipótese, o secador acabou estourando e queimando parte dos seus fios, e ao invés de se desesperar, ela resolveu de forma ousada e imediata, cortar os cabelos acima dos ombros. Vale ressaltar que naquela época era muito incomum mulheres utilizarem o cabelo curto, que autonomia e autenticidade ela tinha não, é?
Podemos imaginar o quanto a sua atitude chocou e motivou outras mulheres por todo o mundo. Em um ato de resolução de um problema, a estilista acabou criando uma nova moda no mundo da beleza que se estende até os dias de hoje.
A decisão de usar este corte ainda é muito ousada, e gera muitas dúvidas entre as mulheres, principalmente as que são amantes do projeto Rapunzel. Muitas têm medo do arrependimento de perder o comprimento das madeixas, ou de não combinar com o próprio rosto.
Será que o cabelo chanel combina comigo?
A boa notícia é que este corte, assim como todos os outros, já passou por diversas adaptações e não existe apenas um padrão para ter os cabelos curtos. Não existem regras para usar o cabelo chanel, aliás tem sim, a regra é se sentir bonita (o) e confiante.
Não fique presa (o) ao pensamento de que só pessoas com determinadas características podem usar este tipo de cabelo. Com as diversas possibilidades de corte, o cabelo chanel combina com todos os formatos de rosto.
E caso ainda esteja com dúvidas, lembre-se que cabelo cresce, e antes de cortar, você pode fazer simulações com aplicativos ou até mesmo usando uma peruca. Mas para te ajudar, veja alguns tipos de cabelo chanel que estão em alta nos salões de beleza de acordo com o formato do rosto.
Rosto Oval
Pessoas com este formato de rosto podem aproveitar o poder do cabelo chanel para alongar a face. Outro ponto positivo é que os rostos ovais são muito versáteis e costumam combinar com diversos tipos de cortes. O chanel repicado, assimétrico e abaixo do queixo pode ser uma ótima pedida.
Rosto Redondo
Nesse formato também deve-se dar preferência para alongar o rosto, usando a assimetria ao seu favor. A franja deve ser longa, de preferência para baixo do nariz. Uma outra técnica, é deixar a parte de cima, conhecido como “topo da cabeça” com mais volume e a parte debaixo mais repicada.
Rosto Quadrado
Em rostos quadrados, o cabelo chanel escolhido deve ser mais longo, sempre abaixo do queixo. Pontas “bagunçadas” com repicados podem ajudar a suavizar e trazer uma aparência mais delicada. É importante lembrar que este formato de rosto costuma ter marcações expressivas, e um corte bem feito pode suavizar e trazer elegância. A franja pode seguir o mesmo princípio das pontas.
Rosto triangular
Como o próprio nome diz, imagina-se um rosto com o formato de triângulo, tendo as maiores proporções na parte de cima. Cortes retos, rentes ao queixo e com a franja curta podem ajudar a dar mais volume, igualando o “triângulo”, e proporcionando uma expressão igualitária por toda a face.
Essas são algumas dicas de como valorizar o seu tipo de rosto utilizando o cabelo chanel. Mas não se prenda a nenhum “padrão” e nem tenha medo de inovar. O mundo da beleza é repleto de possibilidades e um bom profissional sempre poderá te ajudar a valorizar a sua beleza.
Conclusão
O cabelo chanel é um tipo de corte que se popularizou devido à estilista e empresária Coco Chanel. Não se tem exatamente uma história oficial para o nascimento dessa ideia, mas sabemos que foi um acerto em cheio no mundo da moda.
Com o passar do tempo, além de virar febre entre as mulheres por mostrar ousadia e força de opinião, o cabelo chanel ganhou diversos formatos e comprimentos, assim agradando a todos os gostos, e ficando perfeito em diversos tipos de rostos.
O formato do rosto pode ser um fator decisivo na hora de escolher o seu corte de cabelo, mas a boa notícia é que o chanel se adapta a todos os formatos. Hoje vimos algumas dicas que podem te ajudar na escolha do seu cabelo chanel.
A boa notícia é que devido a sua versatilidade, qualquer pessoa consegue ter um cabelo chanel de respeito! Mais curto, longo, com uma franja repicada ou volumosa, o que importa é realçar o melhor dos seus traços. Sem falar que este cabelo é super prático e dá um charme no visual.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.