Publicidade
Beleza

Micropigmentação: aprenda tudo sobre esse procedimento estético

A micropigmentação é um procedimento estético que está em alta há alguns anos, visto que muitas pessoas recorrem à técnica para darem um “up no visual” e melhorarem a autoestima

Mas você sabe do que se trata a micropigmentação (que também pode ser conhecida como microblading, embora as técnicas sejam diferentes, o conceito é o mesmo)? 

Se ainda não sabe, está no lugar certo, pois hoje o Saúde em Pauta preparou um artigo super especial esclarecendo tudo sobre o procedimento estético queridinho das pessoas. Boa leitura!

Micropigmentação: aprenda tudo sobre esse procedimento estético
Reprodução: Freepik/ Micropigmentação: aprenda tudo sobre esse procedimento estético

O que é a micropigmentação?

A micropigmentação é a implantação de um pigmento na pele que pode ajudar a corrigir falhas na sobrancelha, boca, etc. Atualmente, existem dois tipos de micropigmentação, a estética e a paramédica, confira abaixo a diferença entre elas.

A micropigmentação estética, como o próprio nome já diz, se refere ao procedimento feito unicamente por estética para correção de pontos que não agradam a pessoa. Já a micropigmentação paramédica geralmente é feita como consequência de uma indicação médica para correção de falhas, como queimaduras, flacidez, entre outros problemas que podem acometer uma pessoa. 

Para quem a micropigmentação é indicada?

A maioria das pessoas pode fazer o procedimento sem a intercorrência de grandes problemas, contudo, aqueles que possuem queloides e são alérgicos a corantes devem evitá-lo, pois o procedimento pode se tornar um risco ao entrar na corrente sanguínea. De qualquer maneira, o ideal é sempre  procurar avaliação médica para saber se você está apto (a) a fazer o procedimento. 

A micropigmentação é indicada para pessoas que desejam facilitar o dia a dia, pois ela diminui (e muito) o tempo gasto com a maquiagem, fala sério, né? É bom demais para ser verdade!

A aplicação da micropigmentação dura em torno de 1h, enquanto o pigmento dura em média de 6 meses a 2 anos, dependendo dos cuidados que a pessoa tiver. 

Quais os cuidados necessários com a micropigmentação?

Para que o procedimento seja efetivo e duradouro, alguns cuidados são essenciais, por exemplo:

  1. Não usar nenhuma maquiagem até a cicatrização estar completa;

  2. Não utilizar – de maneira alguma – cremes com ácido no local;

  3. Após o procedimento, ficar, pelo menos, 48 horas sem a ingestão de álcool;

  4. Evitar a exposição solar nas primeiras horas após o procedimento;

  5. Evitar o calor na região que tiver sido feita a micropigmentação, inclusive secador de cabelo nas primeiras horas;

  6. Não lavar com água quente nas primeiras 48 horas;

  7. Não remover as cascas que irão formar e não utilizar esfoliante nelas, pois pode remover o pigmento;

  8. Não coçar a área que foi pigmentada;

  9. Ficar, pelo menos, 15 dias sem frequentar saunas, piscinas e praias;

  10. Manter a área hidratada com o produto que o profissional que pigmentou a área irá recomendar a você.

É válido ressaltar que quanto mais cuidadoso você for com o procedimento, mais tempo o pigmento irá durar na sua pele, então o ideal é que seja o mais cuidadoso possível, evitando maiores problemas. 

Motivos para fazer micropigmentação

Se você chegou até aqui e ainda não se convenceu de que a micropigmentação pode ser uma boa ideia, separamos alguns motivos que, provavelmente, irão te convencer, confira:

  1. O procedimento modela e corrige falhas na sobrancelha: a micropigmentação é uma solução eficiente, prática e acessível para levantar a autoestima;

  2. É simples e rápida: o procedimento é feito em aproximadamente em 1h e é bastante simples;

  3. O resultado é duradouro: o custo benefício é enorme, uma vez que você faz a pigmentação uma única vez e o resultado permanece por, pelo menos, 6 meses;

  4. A cicatrização não é complicada: o processo é similar ao de uma cicatrização de tatuagem, criando algumas casquinhas e depois de algum tempo estará completamente cicatrizada;

  5. Efeito natural: quando bem feita, a técnica deixa um aspecto muito natural e é quase imperceptível perceber que houve pigmentação na região, além disso, é possível utilizar o mesmo tom que harmonize com sua pele e cabelo, deixando o resultado ainda melhor. 

Conclusão

A micropigmentação é um procedimento estético que também pode ser feito, em alguns casos, como recomendação médica. O procedimento ajuda a aumentar a autoestima através da correção de falhas com a pigmentação nas áreas desejadas e é bastante simples de ser feito, assim como sua cicatrização. Contudo, o ideal é sempre buscar avaliação médica para saber se você está apto (a) a realizar a micropigmentação. 

Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião. 

Natalia Castilho

Olá, muito prazer. Me chamo Natália e tenho 26 anos, sou formada em jornalismo pela UNIFAAT e possuo MBA em Marketing pela USP-Esalq. Desde pequena eu AMO escrever, não foi a toa que eu escolhi trabalhar com comunicação, mas foi no marketing que me encontrei como profissional. Em 2019 eu passei 1 ano nos Estados Unidos e pude aprender inglês e estudar sobre marketing em Stanford (a realização de um sonho) e até hoje colho os frutos positivos dessa experiência. E é por isso que decidi fazer um mestrado no Canadá. Recentemente, em conversa com uma amiga, percebemos que estávamos perdendo tempo por não produzir conteúdo e foi assim que o Saúde em Pauta nasceu. Hoje, dedico meu tempo à criação de conteúdo para blogs, redes sociais e também trabalho com gerenciamento de projetos digitais (multi-tarefas que fala, né?). Estou animada para compartilhar meus conhecimentos aqui neste blog, quem vem comigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *