Ginástica acrobática: O que é e como funciona
A ginástica acrobática é uma atividade que surgiu durante a Idade Antiga, sendo praticada pelos egípcios, gregos, romanos e chineses. Com o passar do tempo, as performances foram evoluindo e enchendo os olhos e o coração de quem assistia.
Tudo isso porque a ginástica acrobática passou a ser apresentada com músicas e poemas. A sincronia entre movimentos certos, melodias e poemas gerava emoção na plateia.
Para falar sobre ginástica acrobática não podemos deixar de mencionar o circo. É isso mesmo, a arte e atuação circense foi muito importante para o desenvolvimento desta atividade. Todo mundo que já foi ao circo já ficou de “boca aberta” com alguma apresentação, e ao contrário do que pode parecer, para fazer cada espetáculo, os artistas precisam ter uma rotina de treinamento muito disciplinada.
Hoje no Saúde em Pauta vamos falar sobre este esporte, que além de ter uma beleza ímpar, pode trazer benefícios para o nosso corpo.
Como funciona a ginástica acrobática?
Embora algumas pessoas confundam a ginástica acrobática com a ginástica rítmica, elas possuem diferenças, mas ambas proporcionam efeitos positivos para os seus praticantes.
Segundo a Federação de Ginástica de Portugal “Os exercícios de Ginástica Acrobática são executados com acompanhamento musical, exigindo dos seus executantes uma expressão corporal e facial harmoniosa, perfeitamente sincronizados com a música.”
Essa atividade explora profundamente os movimentos e a desenvoltura do corpo, dispensando o uso de aparelhos. Os jurados ficam incumbidos de avaliar todos os detalhes de cada apresentação.
Os participantes devem se entregar à música e aos movimentos, executando com delicadeza e perfeição cada ação. Também é importante não perder o equilíbrio e a relação harmônica entre a canção e os passos.
Para a ginástica acrobática acontecer, as pessoas são divididas em 3 posições durante a atividade, sendo elas base, volante e intermédio. Todas as posições têm o mesmo grau de importância, e cada uma irá demonstrar uma habilidade aos avaliadores.
Começando pela base, que como o próprio nome diz, será a parte responsável por dar sustentação e estabilidade para a segunda posição. Já o volante é caracterizado pela flexibilidade e adaptação. O intermédio costuma ser um “quebra-galho”, pois geralmente está no meio da estrutura, mas também pode mesclar as funções com o volante.
Para entender melhor, veja essa tabela com a ordem das posições em competições:
Lembrando que os atletas precisam se equilibrar com movimentos estáticos, montando e desmontando estruturas sem perder os requisitos citados acima.
Benefícios da ginástica acrobática?
Como toda atividade física, a ginástica acrobática ajuda no emagrecimento, pois a sua execução gasta calorias. E quando falamos de gastar calorias, essa atividade sai na frente de muitas outras, pois o treinamento é árduo e precisa de muita dedicação e esforço físico.
Além de gastar calorias, a ginástica acrobática também ajuda a:
- Diminuir o estresse;
- Fortalecimento muscular;
- Aumentar a autoestima;
- Definição corporal;
- Controle da respiração;
- Desenvolver as habilidades motoras;
- Aumentar a flexibilidade;
- Melhorar o equilíbrio;
- Resistência corporal;
- Socialização;
- Habilidade para trabalhar em grupo;
- Entre outras.
Quantos benefícios uma atividade pode trazer, né? Não importa se é academia, caminhada, dança ou ginástica acrobática, o que vale mesmo é achar uma atividade que proporcione bem-estar e ajude a manter o bom condicionamento físico em dia.
E só para a curiosidade, em 1973 foi inaugurada a Federação Internacional de Esportes Acrobáticos, e em 1974, em Moscovo, aconteceu a primeira competição mundial deste esporte.
Conclusão
A ginástica acrobática é uma atividade que surgiu desde a Idade Média e vem evoluindo desde então. Nas apresentações circenses é muito comum ver a prática dos exercícios durante os espetáculos.
Por ter algumas características semelhantes com a ginástica artística e a ginástica rítmica, a ginástica acrobática é confundida algumas vezes com outras modalidades, porém, elas são diferentes.
Os exercícios dependem de muita desenvoltura física e dedicação, pois além de movimentar-se, você precisa se conectar com a música e os passos. As competições são avaliadas de acordo com a sincronia e equilíbrio dos participantes.
Além de ser lindo de ver, este esporte traz inúmeros benefícios para o corpo, deste a resistência, equilíbrio, coordenação motora, entre outras melhorias para o organismo em geral.
Se você não é muito fã de academia, crossfit, entre outros esportes baseados apenas em erguer peso, a ginástica acrobática pode ser uma saída. Além disso, também tem zumba e fit dance, para quem prefere dançar para queimar calorias.
Lembrando sempre que deve consultar um especialista de sua confiança antes de ingressar em qualquer atividade, e que uma boa alimentação também contribui para bons resultados. Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.