Lavanda: diversos benefícios em uma única planta
A lavanda é uma planta geralmente lembrada pela sua cor lilás e seu aroma agradável, já o nome lavanda, deriva do latim “lavare” que significa lavar. O uso da planta é muito antigo, desde o antigo Egito há relatos de pessoas que aproveitam os benefícios que a lavanda pode proporcionar.
Atualmente, muito bonita, popular e perfumada, ela encanta a todos devido ao seu aroma agradável, sua cor única e devido a suas propriedades calmantes. Mas assim como toda planta, a lavanda também precisa de cuidados especiais para crescer bonita e saudável: mudas novas precisam ser regadas diariamente, depois a cada dois dias ou até uma vez por semana em períodos em que há muita umidade.
Vale dizer que quanto mais luz, calor e sol ela receber, mais óleo essencial ela será capaz de produzir e será muito mais cheirosa. Além disso, quanto mais cuidado, zelo e carinho sua planta receber, mais linda e saudável ela irá crescer.
Lavanda: quais os benefícios que a planta oferece?
A lavanda está presente em diversos produtos e traz diversos benefícios àqueles que a incluem em sua rotina, veja abaixo os principais:
- Antioxidante: a planta possui substâncias capazes de combater os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento do corpo, como unhas, peles, cabelos e também tecidos do sistema cardiovascular;
- Alívio pós sol: sabe quanto ficamos tempo demais no sol e sentimos muita ardência? Pois bem, a lavanda pode te ajudar com isso! A planta tem o poder de “entorpecer” a pele devido a sua ação anti-inflamatória, proporcionando um alívio imediato em momentos de dor pós sol;
- Propriedades sedativas: a lavanda ajuda a combater o estresse e a ansiedade em momentos de maior angústia;
- Efeito antisséptico, cicatrizante e bactericida: como se não fosse suficiente, a lavanda também auxilia feridas, acne ou até mesmo alergias no combate à infecções e na rápida recuperação da pele;
- Ação analgésica: devido a sua ação diretamente no sistema nervoso, a lavanda também pode auxiliar no alívio de algumas dores, como a dor de cabeça ou enxaqueca, por exemplo;
- Combate a insônia: por ser sedativa e atuar diretamente no cérebro, a planta também auxilia a ter a calma necessária para conseguir uma boa noite de sono;
- Melhora de distúrbio respiratórios: a lavanda possui propriedades que auxiliam na melhora da tosse, além disso, seus óleos essenciais contribuem no tratamento da pneumonia e da asma;
- Combate a infecções vaginais: um bom banho de assento com a planta também pode ser um aliado contra as infecções vaginais, protegendo a saúde íntima feminina contra corrimento e infecções;
- Alívio de cólicas menstruais: as substâncias calmantes da planta também auxiliam a aliviar o incômodo das cólicas menstruais, podendo ser utilizada como uma compressa quente para diminuir as dores;
- Entre outros benefícios.
Dentre tantos benefícios, fica difícil não querer utilizar a lavanda todos os dias, né? Mas você, que deseja incluí-la em sua rotina, sabe como fazer isso?
Como incluir a lavanda em sua rotina?
Assim como possui diversos benefícios, a lavanda também pode ser utilizada de diversas maneiras, veja abaixo as formas mais comuns de incluir a planta em sua rotina:
- Chá de lavanda: a infusão da planta auxilia a combater o estresse, a ansiedade, problemas respiratórios e digestivos, além de dores de cabeça e insônia. Aprenda a preparar o chá:
- Adicione 1 colher de chá de flores de lavanda em uma xícara com 200 ml de água quente, com temperatura entre 90º a 100ºC. Depois, reserve a infusão por mais ou menos uns 10 minutos, coe e sirva ainda quente. Hummmmm…
- Compressa: as compressas com lavanda são excelentes para dores de cabeça, cólicas menstruais, alívio de queimaduras e até mesmo para aromaterapia, para isso, você vai precisar:
- Aquecer a água e deixá-la em temperatura suportável para a pele, adicionar algumas gotas de óleo essencial de lavanda, mergulhe uma toalha ou gaze na água e aplique sobre as têmporas para dor de cabeça ou no abdômen para cólicas menstruais. Mantenha a compressa no local por alguns minutos e conforme for esfriando, mergulhe novamente na água e repita todo o processo;
- Lavanda e óleos essenciais: se você deseja utilizar os óleos de lavanda, os principais usos serão aromático ou tópico (diretamente na pele ou misturando com algum creme neutro ou óleo vegetal, por exemplo). Além disso, uma outra opção é colocar o óleo no difusor e ficar inalando o aroma que a planta exala.
Duvido que você tenha chegado até aqui e não tenha ficado com muita vontade de usar a lavanda todos os dias, não é mesmo? A nossa sugestão é que você plante-a em sua casa, assim conseguirá colhe-la sempre que desejar, além disso, investir em óleos essenciais também pode ser uma excelente ideia.
Conclusão
A lavanda é uma planta muito antiga e possui diversas propriedades que beneficiam a saúde, combatendo o estresse, a insônia, assim como dores de cabeça, queimaduras leves e até mesmo feridas. Existem diversas formas de utilizar a planta, sendo as principais através de chás, compressas, de maneira aromática ou até mesmo pelo uso de óleos essenciais, muito bacana, né?
Além de ser linda e cheirosa, a lavanda ainda é multiuso e benéfica à saúde, assim como contribui para a qualidade de vida e bem-estar de maneira geral.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.