Zumba: o que é, ajuda a emagrecer ?
A zumba é uma atividade física que veio para renovar as maneiras de exercitar o corpo, cujo intuito é unir o divertimento com exercícios físicos. É uma ótima saída para aqueles que não são adeptos à academia.
De origem colombiana, esta prática foi criada pelo bailarino Alberto Pérez, conhecido carinhosamente por Beto. Ele era professor de ginástica e já usava a música durante as aulas. Porém, em um certo dia ele esqueceu a fita com as canções que usava rotineiramente, e teve que improvisar.
Este improviso deu origem a uma aula super animada, envolvendo salsa, merengue e outras músicas latinas. De última hora ele teve que usar movimentos que combinassem com os sons e batidas das músicas e deu certo.
Para muitos que desejam emagrecer, a musculação é uma atividade tediosa e dolorida que acaba sendo feita “por obrigação”. Porém, nada que é feito sem vontade tem um resultado realmente satisfatório.
Gostou dessa informação? Então fica aqui conosco e confere de pertinho este artigo que o blog Saúde em Pauta separou para você.
Benefícios da zumba
De acordo com um artigo da Faculdade de União de Goyazes (UNIGOYAZES) , “A Zumba não é só mais uma “nova modalidade fitness”, mas sim um estilo de vida para seus praticantes e instrutores.”
Por ser uma atividade dinâmica e de fácil aprendizagem, ela pode ser executada por qualquer pessoa, independente da idade. A zumba tem sido cada vez mais procurada por pessoas que estão no processo de emagrecimento, pois uma hora de aula pode queimar até 800 calorias.
Agora que já sabemos o que é a zumba, vamos listar alguns dos diversos benefícios que esta prática traz para a nossa saúde.
- Acelera o metabolismo;
- Ajuda o corpo a fazer detox;
- Alivia o estresse;
- Estimula a queima de gordura, possibilitando perda de peso;
- Fortalece o sistema cardiovascular;
- Melhora a coordenação motora;
- Fortalece a musculatura;
- É um ótimo aquecimento caso for fazer outra atividade;
- Estimula o equilíbrio;
- Aumenta a flexibilidade;
- Melhora a ansiedade;
- Aumenta a autoestima;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Proporciona diversão.
Acima citamos alguns pontos positivos que a zumba traz aos seus usuários, mas outro ponto importante, também é socialização e motivação entre os alunos. Além de aumentar o círculo de amizades, você verá que todos podem dançar e não tem “um jeito certo”, e o que vale é estar em movimento sem perder a animação.
Segundo o artigo da UNIGOYAZES , “A zumba tem conquistado a cada dia mais adeptos para a sua prática, sendo presente em 150 países e mais de 140 mil locais ao redor do mundo.” Que interessante né? Pois além de dançar, se divertir e fazer amizades, você estará trazendo muitos benefícios para a saúde do seu corpo.
Como emagrecer com a zumba?
O princípio de qualquer atividade é a disciplina, que aliada com a consistência pode trazer resultados extraordinários para qualquer pessoa. Então não adianta nada frequentar uma aula a cada 15 dias e querer ter grandes resultados.
Procure uma turma de zumba, em quase todas as cidades têm professores, e caso não tenha, porque não se unir e dançar com os seus amigos, ou até mesmo sozinho se preferir.
Como são movimentos simples, os riscos de lesões são baixos, o que torna mais acessível para todos, sendo possível fazer da sala da sua casa. Recomenda-se praticar de 2 a 3 vezes por semana, mas você pode começar conforme a sua rotina.
Lembre-se sempre de respeitar os limites do seu corpo, e consulte um especialista de confiança em caso de qualquer dúvida sobre a modalidade. Para quem busca eliminar os quilinhos a mais, vale a pena unir a atividade com algum outro exercício e uma alimentação saudável.
Se você for daquelas pessoas que está sempre com a rotina lotada e gosta de outras formas de se exercitar, o Saúde em Pauta separou um guia para iniciantes que querem treinar em casa. Para alimentação, é sempre importante priorizar pratos que geram saciedade e, de preferência, com baixo teor calórico.
Conclusão
A zumba é uma atividade originada na Colômbia, devido a um improviso do professor Beto Pérez que deu muito certo. Desde então este exercício tem se popularizado entre as pessoas, principalmente as que não gostam de musculação.
Uma aula bem feita pode queimar até 800 calorias, e unida a uma boa alimentação e rotina de cuidados com a saúde, pode gerar o emagrecimento saudável. Por ser fácil de executar, pode ser praticada sozinho ou em grupo, e até mesmo em casa. Agora você não tem mais desculpas para não se exercitar, comece agora mesmo a cuidar do seu corpo.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais.
Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.