Chocolate meio amargo: benefícios e receitas
O chocolate é uma iguaria adorada por pessoas ao redor do mundo e o chocolate meio amargo vem ganhando destaque como uma opção deliciosa e saudável. Com seu sabor intenso e característico, esse tipo de chocolate tem conquistado cada vez mais apreciadores. Venha saber um pouco mais sobre!
Chocolate meio amargo X chocolate ao leite: qual a diferença?
A principal diferença entre os dois são os ingredientes usados na composição e o valor calórico, por exemplo: o chocolate ao leite é rico em leite, açúcar e gordura, com isso possui baixo teor de cacau e alto valor calórico, sendo 53.500 calorias em 100g.
Já o meio amargo tem uma porcentagem maior de cacau que varia entre 50 a 60%, em que o valor calórico cai para somente 563 calorias a cada 100g. No entanto, é válido dizer que a grande maioria possui leite, açúcar e gorduras vegetais em sua composição.
Alguns nutricionistas aconselham a leitura dos ingredientes na embalagem do produto. Além disso, na hora da compra, vale priorizar produtos em que os primeiros ingredientes são manteiga e massa de cacau, pois isso quer dizer que você está consumindo um bom chocolate e absorvendo mais os benefícios do cacau.
Chocolate meio amargo engorda?
Na verdade, quando consumido em grandes quantidades, assim como todo chocolate, ele ajuda no aumento de peso. Lembre-se que este alimento é calórico e pode ser prejudicial a sua saúde.
Mas nenhum alimento vai te engordar de uma hora pra outra, isso é relacionado a seus hábitos alimentares e sua rotina de exercícios. No entanto, o chocolate meio amargo é rico em cafeína, que acelera o metabolismo, estimula a atenção, a memória e a concentração. Este tipo de chocolate também previne o envelhecimento e ajuda a neutralizar os radicais livres no organismo, que quando danificados, podem causar sintomas de envelhecimento.
Quais benefícios do chocolate meio amargo?
O chocolate meio amargo, quando consumido com moderação, pode trazer alguns benefícios à saúde.
Por ser rico em antioxidantes, o chocolate ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres do nosso organismo e também pode ter efeitos positivos na saúde cardiovascular. Os flavonoides presentes no cacau podem ajudar a melhorar a função vascular, promovem a dilatação dos vasos sanguíneos e reduzem a pressão arterial.
Alguns estudos indicam que o consumo de chocolate meio amargo pode ajudar a melhorar o perfil lipídico, aumentando os níveis de colesterol HDL (conhecido como “colesterol bom”) e reduzindo os níveis de colesterol LDL (conhecido como “colesterol ruim”) e triglicerídeos.
Além disso, o chocolate meio amargo também ajuda a melhorar o humor e estimular a memória. No entanto, é importante ter em mente que esses benefícios estão relacionados ao consumo moderado de chocolate meio amargo, o que geralmente significa uma quantidade de cacau de pelo menos 40% ou mais.
Receitas com chocolate meio amargo
Agora que você já sabe sobre os benefícios do chocolate meio amargo para a saúde, que tal conferir algumas receitas super deliciosas com o uso do ingrediente? Confira abaixo:
Receita de Mousse de Chocolate meio amargo
Ingredientes
- 1 barra ou 170 gramas de chocolate meio amargo
- Meio tablete de manteiga
- Três quartos de xícara de açúcar
- 3 ovos
Modo de Preparo
- Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e bata as 3 gemas com o batedor e acrescente o açúcar aos poucos, até formar um creme;
- Depois, junte as gemas batidas ao chocolate (o chocolate não pode estar muito quente para não cozinhar as gemas. Se for necessário, espere alguns minutos);
- Em outro pote bata as claras em neve e junte delicadamente o chocolate;
- Por fim, leve à geladeira por pelo menos duas horas. Prontinho, seu mousse está pronto para servir! Bom apetite!
Fonte: Globo Receitas
Receita de Biscoito de chocolate meio amargo
Ingredientes
- 250g de chocolate meio amargo ralado grosso
- 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 15 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de margarina
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
Modo de preparo
- Passe o chocolate no ralo grosso e coloque todos os ingredientes em uma tigela. Misture tudo, amassando com as mãos (a massa deve ficar bem lisa e uniforme);
- Depois, faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro, achate-as e coloque-as em uma assadeira;
- Coloque em forno médio (pré aquecido) por 15 minutos e sirva em seguida. Muito fácil, não é mesmo?
Fonte: Comida e Receitas
Receita de Doce Sedução com chocolate meio amargo
Ingredientes
- 200 g de morangos frescos picados (reserve os mais bonitos para decoração)
- 2 latas de leite condensado
- 2 latas de creme de leite
- 2 barras de chocolate meio amargo
- 2 colheres de manteiga ou margarina
Modo de preparo
- Em uma panela, misture leite condensado e a manteiga. Mexa bem até aparecer o fundo e desligue;
- Depois, acrescente 1 lata de creme de leite, misture bem e coloque no fundo da travessa;
- Coloque os morangos picados por cima;
- Derreta as barras de chocolate em banho-maria, ou no micro-ondas, mexendo a cada 30 segundos;
- Misture com o creme de leite e coloque por cima dos morangos;
- Leve à geladeira por 2 horas e decore a seu gosto. Bom apetite!
Fonte: Tudo Gostoso
Conclusão
O chocolate meio amargo é um tipo de chocolate com alto teor de cacau e baixo teor de açúcar que quando consumido com moderação, pode trazer alguns benefícios à saúde.
Ele é rico em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e também podem ter efeitos positivos no humor, estimulando a produção de neurotransmissores associados ao bem-estar. Além disso, alguns estudos sugerem que o consumo moderado de chocolate meio amargo pode ter benefícios cognitivos, como melhora da função cerebral e da memória. No entanto, é importante escolher marcas com baixo teor de açúcar adicionado e consumir com moderação para evitar o consumo excessivo de calorias.
Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião. Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais.