Publicidade
Saúde

Torcicolo: saiba tudo sobre o assunto

Só quem já teve um torcicolo sabe o quanto é uma situação incômoda, não é mesmo? Seja após um dia de trabalho estressante, após uma noite dormindo em má posição ou até mesmo após algum exercício físico, o torcicolo pode ser um problema bastante comum e essa dorzinha pode acabar tirando a nossa paz. 
A boa notícia é que você não precisa aguentar isso durante muito tempo, pois algumas dicas podem ajudar (e muito) a aliviar os sintomas. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue neste artigo que iremos te explicar tudinho. Boa leitura! 

O que é o torcicolo?

O torcicolo nada mais é do que uma contração involuntária do músculo do pescoço, o que limita os movimentos da cabeça e da região do pescoço como um todo. 

Essa contração involuntária acontece como resposta do próprio corpo quando percebe algum problema na cervical, gerando então uma contração intensa que possui o intuito de mobilizar e proteger essa região do corpo. Muitas vezes, a região da cervical está sensível e qualquer movimento desfavorável pode acionar o sistema nervoso responsável pela contração que dá origem ao torcicolo. 

A condição pode se tornar um ciclo vicioso, pois com o torcicolo, o reflexo natural é a contração dos músculos das regiões próximas e é aí que está o problema, pois essa contratura pode gerar dor e aumentar ainda mais a contração, espalhando-se para a região dorsal ou da cabeça e em casos extremos, pode acontecer também a compressão de algumas raízes nervosas que irradiam a dor para alguns membros superiores. 

Principais sintomas do torcicolo

Muitas pessoas ainda sentem dúvidas se realmente estão com torcicolo ou apenas um incômodo na região, se você é uma dessas, confira abaixo os principais sintomas do torcicolo:

  • Dor no pescoço;

  • Dor nas costas;

  • Dificuldade para a movimentação da cabeça e pescoço;

  • Rigidez no pescoço e costas;

  • Desnível de ombros – um ombro pode ficar mais alto que o outro;

  • Além dos sintomas físicos mencionados acima, o incômodo que o torcicolo causa pode desencadear sintomas emocionais também, como estresse e ansiedade

Em casos associados à doenças, o torcicolo pode aparecer acompanhado de outros sintomas, se esse for o seu caso, o ideal é buscar ajuda profissional para avaliar os sintomas e poder te passar um tratamento adequado. 

Principais causas do torcicolo

Embora cada caso seja único, algumas possíveis causas do torcicolo, são:

  • Movimentos repentinos com o pescoço;

  • Estresse;

  • Ansiedade;

  • Sobrecarga do pescoço ao dormir em posições erradas ou executar exercícios errados;

  • Acidentes;

  • Má postura;

  • Sedentarismo;

  • Hérnia de disco ou escoliose;

  • Tumores cerebrais ou na coluna;

  • Esforço demasiado na coluna, pescoço ou cabeça;

  • Entre outros.

O torcicolo, por si só, não costuma ser um problema sério, contudo, também pode ter causas mais graves, como infecções ou tumores, por isso é sempre indicada a consulta a um profissional de saúde para poder avaliar e entender melhor caso por caso. 

Qual o melhor tratamento para torcicolo?

O tratamento do torcicolo depende da causa dele, além disso, geralmente os sintomas desaparecem em menos de três dias, no entanto, caso outros sintomas surjam, é de fundamental importância consultar um médico para iniciar um tratamento adequado. Veja abaixo alguns dos tratamentos mais comuns para torcicolo:

  • Exercícios e alongamentos: os exercícios mais recomendados são os que estimulam a circulação sanguínea, principalmente dos grupos musculares do ombro que é onde se concentra a maior tensão. Além disso, exercícios recomendados por algum fisioterapeuta pode auxiliar a aliviar a dor, além de fortalecer a musculatura e ajudar a melhorar a postura;

  • Medicamentos: em casos de muita dor, são recomendados anti-inflamatórios, relaxantes musculares ou analgésicos para aliviar a contratura intensa e a dor causada por ela;

  • Injeção: em alguns casos, a contração muscular é tão excessiva que não apresenta melhoras nem com remédios, tampouco com fisioterapia, por isso, injeções de toxina botulínica são indicadas para alívio da dor e correção do músculo contraído. 

Além dos tratamentos mencionados acima, quando o torcicolo é causado por estresse, ansiedade ou sobrecarga, a massagem pode ser recomendada com o intuito de pressionar os músculos do pescoço e aliviar as dores e desconfortos. Mas tome cuidado: as massagens devem ser sem exageros para o corpo não interpretar como um novo trauma.

Dicas para aliviar o incômodo do torcicolo

Confira alguns exercícios que podem ajudar a aliviar o incômodo causado pelo torcicolo:

  1.  De preferência sentado, segurar com uma das mãos o músculo que fica entre o ombro e o pescoço (local de tensão que ficará mais durinho). Puxá-lo para cima como se estivesse dando um beliscão e faça círculos com este mesmo ombro (alternando os sentidos), para mobilizar e relaxar essa região, aumentando a circulação do local. Repetir por 8 vezes;
  1. Deitado de barriga para cima, pernas dobradas com os pés apoiados no chão. Coloque uma toalha de rosto dobrado ao meio 2x para apoio da cabeça. Dobrar os cotovelos colocando a ponta dos dedos embaixo dos glúteos com os cotovelos apontando para fora. Na expiração, leve um ombro em direção ao teto elevando-o, ao mesmo tempo que gira a cabeça para o lado oposto. Repita o mesmo movimento, porém, agora girando a cabeça para o mesmo lado. Repetir por 5 vezes. (Você vai perceber um movimento de torção na coluna cervical, gerando ganho de mobilidade do pescoço e relaxando a musculatura).

E aí, já deu uma aliviada na dor? Repita estes exercícios sempre que o incômodo estiver muito grande.

Conclusão

O torcicolo é uma contração involuntária do músculo do pescoço que acontece como resposta do próprio corpo quando percebe algum problema na cervical, gerando então uma contração e dor intensa no local. As causas do torcicolo são distintas e variam entre sintomas emocionais, como estresse e ansiedade até outros tipos de causas, como um mal jeito na coluna, acidentes, má postura, entre outros fatores que contribuem para o surgimento da condição.

No geral, o incômodo causado pelo torcicolo tende a desaparecer em alguns dias, no entanto, caso isso não ocorra, é fundamental buscar auxílio médico para entender o que pode estar causando tal dor. Além disso, o tratamento varia de caso para caso, mas pode ser feito com uso de medicação, massagens, exercícios e, em casos mais sérios (ou congênitos), a cirurgia. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião. 


Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. 

Bárbara Borghi

Olá, me chamo Bárbara Borghi, sou formada em Fisioterapia pela Universidade Paulista e possuo certificação internacional no curso de ginástica holística pela Patricia Lacombe. Sou supervisorsa e facilitadora na operadora de saúde NotreDame Intermédica. Tudo que proporcionamos aos outros, reflete em nós, portanto, o ato de servir e curar o próximo não reflete somente no outro, mas também inteiramente em mim. Hoje me encontrei na área das terapias alternativas e empreendendo como aromaterapeuta, acredito que o mundo da saúde primária, da prevenção está cada vez mais em pauta e justamente por isso que nos juntamos para trazer informação de qualidade para vocês. CREFITO: 287269-F

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *