Clareamento dental: quanto tempo dura?
Como não se apaixonar pelo sorriso perfeito que vemos dos artistas, os dentes são tão retinhos e brancos, parecem até de mentira. E pensando assim, o clareamento dental se tornou o sonho de muitas pessoas.
Ainda que essa técnica tenha surgido no século 19, ela se tornou febre entre a multidão a partir do século 20. Por ser um procedimento que estava recentemente aquecido no mercado, poucos profissionais a realizavam e os valores eram bem salgados, se tornando inacessível para a grande maioria.
Mas para a nossa sorte, os avanços da tecnologia e a expansão de mercado acabou tornando este método popular, e desde então, o número de pessoas que já fez clareamento dental só aumenta. A cor natural dos dentes pode variar muito entre os tons de amarelo, cinza, marrom e vermelho.
Hábitos de higiene, alimentação, utilização de alguns produtos e genética, são os responsáveis por formar e modificar a cor dos dentes. Por isso, se está pensando em realizar o sonho dos dentes brancos, leia com atenção estas informações que o Saúde em Pauta separou para você.
O que eu preciso saber sobre o clareamento dental ?
1.Ele vai aumentar a sua autoestima e vontade de sorrir:
Muitas pessoas evitam mostrar os dentes em público devido a vergonha e insegurança com a cor dos dentes. Nestes casos, o branqueamento dentário pode resolver o problema e aumentar a autoestima, pois a pessoa passa a se sentir confortável para falar e sorrir na frente de outras pessoas.
2. Este procedimento não é para todo mundo:
Não é recomendado que o clareamento dental seja feito por pessoas com menos de 16 anos, grávidas, lactantes ou que possuam algum tipo de lesão ou alergia aos componentes usados na técnica. A avaliação deve ser feita por um dentista de sua confiança.
3. Estraga os dentes ?
Não, o que pode acontecer é o paciente sentir os dentes mais sensíveis durante o tratamento, devido a ação dos produtos que vão agir para clarear. Este sintoma passa pouco tempo depois de finalizar o processo.
4. Vou ter que parar de beber café ?
Essa dúvida é quase unânime e a resposta é sim e não. Durante a realização do procedimento, alimentos que tenham corante são proibidos para garantir a eficácia e evitar manchas indesejadas.
Até terminar, café, chá preto, beterraba, chocolates e refrigerantes são proibidos.
5. Vi uma receita caseira na internet, posso fazer ?
Se você gosta de manter a saúde dos seus dentes, não. “Ah, mas a minha amiga tá fazendo há 15 dias e não deu nada.” Será que não “deu nada” ou talvez ainda não tenha surgido nenhum efeito negativo?
Organismos são diferentes e as suas formas de reação também, então adotar uma receita caseira da internet, sem acompanhamento de um especialista, pode gerar danos sérios e irreversíveis.
Bicarbonato de sódio, vinagre, entre outras especiarias que são recomendadas por aí, tem pouco efeito positivo e podem ser muito agressivos para a saúde do dente.
6. Por quanto tempo vou ter os dentes brancos?
Isso vai depender de você! Como assim? O efeito do clareamento dental não é para sempre, e o tempo de duração vai depender dos seus hábitos alimentares e de higiene bucal.
Se for um consumidor assíduo de café, refrigerantes e outros alimentos com corantes, infelizmente não vai durar por muito tempo. A higiene bucal também conta muito, então evite passar muito tempo sem escovar após as refeições. O uso de cigarro também é um agravante para escurecer os dentes.
Quanto eu tenho que investir para clarear os dentes?
Falando de valores, é tudo muito relativo, pois vai depender do profissional e o método que irá escolher para clarear o sorriso. Existem vários jeitos de branquear os dentes e separamos aqui as duas formas mais comuns de realizar.
O clareamento de consultório é feito em espaço profissional, diretamente pelo dentista, utilizando laser. Por ser mais imediatista, este formato requer uso de proteção dos olhos e afastamento das mucosas no momento de aplicação. Com apenas duas ou três sessões, o seu sorriso estará brilhante.
Outra forma é o clareamento caseiro, ele é feito em casa e o resultado demora um pouco mais, comparado com o feito em consultório. A diferença é que o dentista irá fazer uma moldeira com o formato dos seus dentes, entregar o gel que possui a ação branqueadora, orientar sobre as quantidades e cuidados durante o uso e você irá executar as recomendações em casa.
A média de investimento é de R$ 1.000 a R$ 3.000 reais, que vai depender do profissional e metodologia escolhida para o tratamento. A forma caseira tende a ser mais econômica, porém é preciso ter muita disciplina para obter os resultados.
Se achar que não consegue adequar à sua rotina este cuidado diário, seja porque vai acabar esquecendo ou porque vai acabar colocando mais gel na moldeira do que deveria e caso procure algo mais rápido, o tratamento feito no consultório é uma boa opção.
Conclusão
O grande sonho de ter dentes brancos e brilhantes ficou mais acessível com o passar do tempo. Embora haja receitas caseiras na internet, elas podem trazer malefícios graves para a pessoa. Este tratamento só deve ser feito com o acompanhamento de um profissional, que irá avaliar se o paciente está apto, e ajudá-lo a escolher a melhor forma de fazer.
Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião.