Publicidade
Família

Educação familiar: qual a sua importância?

Muitos não sabem, mas a educação familiar é um dos contextos mais importantes na vida de uma criança, pois esta deve ser onde eles se sintam seguros e acolhidos, encontrando na família, a educação e conforto que os pequenos precisam durante a infância.

Segundo a pedagoga, psicopedagoga e terapeuta de família e casais Fabíola Sperandio T. do Couto, educação familiar nada mais é do que permitir que o que a família acredita esteja acima do que outras famílias fazem. É não deixar que as diferenças minem as convicções, os princípios e valores. É permitir que os filhos observem os comportamentos, comparem com os comportamentos familiares e formem conceitos. Conceitos internos e externos. Aprendidos e rejeitados.

Então, uma educação familiar positiva, permite que a criança se desenvolva saudavelmente em diferentes contextos, um exemplo disso é a escola, há diversos estudos que comprovam que o sucesso escolar é influenciado pelo ambiente familiar e também pela presença dos pais durante esse caminho.

Existem também evidências científicas que comprovam que a proximidade familiar está diretamente ligada ao nível de bem-estar dos pequenos. 


Reprodução: Freepik/ Qual a sua importância?

A educação familiar na vida das crianças

Sejamos sinceros, com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, colaborou para a diminuição do tempo de qualidade que as crianças passam com as famílias, ao invés disso, os pequenos passaram a ter mais tempo nas telas (computadores, vídeo-games, tablets, celular, TV, etc). Segundo o dicionário, tempo de qualidade é um período em que dedicamos exclusivamente nossa atenção a alguém, com o objetivo de estreitar a relação com essa pessoa.

Hoje em dia, muitas são as razões pelas quais os pais não passam um tempo de qualidade com os filhos, seja porque o trabalho está muito corrido ou porque está muito cansado (a), mas independente da razão, saiba que isso pode afetar o desenvolvimento da criança em diversas áreas da vida e a escola é apenas uma delas. 

Educação familiar: passe mais tempo com seus filhos!

Sabemos que essa nem sempre é uma tarefa fácil, mas se esforce para que consiga passar mais tempo com seus filhos, pois pequenos detalhes de momentos passados em família são significativos para o desenvolvimentos das crianças, por isso, o Saúde em Pauta separou algumas dicas que te ajudarão a fornecer uma educação familiar mais abundantemente, confira:

  1. Converse com seu filho: pode parecer bobo, mas conversar diariamente com seus filhos e estar ciente de tudo que acontece em sua rotina é muito importante, pois para a criança é fundamental saber que há alguém que escuta, apoia e entende todas as suas questões, isso dá uma sensação de segurança que a permite e dá forças para enfrentar os desafios diários que a vida requer;

  2. Programe mais tempo para passar com seu filho: com a correria do dia a dia, sabemos que nem sempre é fácil conseguir um tempo apenas para a criança, mas saiba que isso é fundamental para ela e para você também, pois estreita a relação de vocês, além de garantir que a criança se sinta especial e importante;

  3. Adeus dispositivos eletrônicos: as telas são fatores fundamentais para o distanciamento das pessoas, não deixe que isso aconteça entre vocês. Nos momentos em que estiver em família, desligue todas as telas e tenha a atenção 100% voltada a este momento;

  4. Escolha as zonas mais comuns da casa: crie dinâmicas nas zonas mais comuns da casa, por exemplo: sempre que for fazer tarefa de casa, faça na sala, pois isso ajuda com que haja uma maior convivência entre todos os familiares, reforçando a educação familiar;

  5. Faça atividades em família: o lazer também faz parte do tempo de qualidade que passa com seus filhos, portanto, planeje-se para fazer atividades em família, tanto em casa, como em outros contextos externos;

  6. Fique de olho nas atividades extracurriculares: hoje em dia, as crianças passam boa parte do tempo na escola, além disso, muitas também possuem diferentes atividades extracurriculares ao longo do dia e isso, quando em excesso, pode prejudicar a educação familiar, afastando os pequenos dos pais. Mas atenção: não estamos dizendo que a criança não deve participar de nenhuma atividade extracurricular, muito pelo contrário, elas são ótimas. O que estamos dizendo é que é necessário estar atento para que isso não tome todo o tempo livre da criança e não afete o tempo de qualidade em família (que também é super importante).

Uma educação familiar é, resumidamente, fundamental para o desenvolvimento da criança em diversas áreas da vida, pois um crescimento saudável e feliz permitirá, futuramente, que se torne um adulto feliz, seguro e bem-sucedido. 

Conclusão

A educação familiar é importantíssima para o desenvolvimento infantil e pode influenciar até mesmo na formação de conduta da criança, por isso, é fundamental que os pais se programem para passarem tempo de qualidade com os pequenos, pois isso irá refletir para o resto de suas vidas, até mesmo quando estiverem na fase adulta. 

Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. Gostou deste artigo? Deixe um comentário aqui embaixo, será um privilégio saber a sua opinião. 

Natalia Castilho

Olá, muito prazer. Me chamo Natália e tenho 26 anos, sou formada em jornalismo pela UNIFAAT e possuo MBA em Marketing pela USP-Esalq. Desde pequena eu AMO escrever, não foi a toa que eu escolhi trabalhar com comunicação, mas foi no marketing que me encontrei como profissional. Em 2019 eu passei 1 ano nos Estados Unidos e pude aprender inglês e estudar sobre marketing em Stanford (a realização de um sonho) e até hoje colho os frutos positivos dessa experiência. E é por isso que decidi fazer um mestrado no Canadá. Recentemente, em conversa com uma amiga, percebemos que estávamos perdendo tempo por não produzir conteúdo e foi assim que o Saúde em Pauta nasceu. Hoje, dedico meu tempo à criação de conteúdo para blogs, redes sociais e também trabalho com gerenciamento de projetos digitais (multi-tarefas que fala, né?). Estou animada para compartilhar meus conhecimentos aqui neste blog, quem vem comigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *