Publicidade
Qualidade de vida

Ambiente corporativo saudável, é possível ?

Hoje vamos falar sobre um tema que está em alta e se tornou uma preocupação entre as empresas. O ambiente corporativo saudável é um fator muito importante que influencia diretamente nos resultados.

A ideia de “manda quem pode e obedece quem tem juízo” agora ficou no passado e tende a estar obsoleta nos próximos anos. O formato de um “chefe” que preza só por resultados e esquece de cuidar das pessoas, ou de pelo menos de manter o mínimo de humanismo, ficou para trás.

Ter um ambiente corporativo saudável é um objetivo de todas as organizações que através de diversas medidas, buscam entender como podem melhorar as condições de trabalho e de gestão de pessoas.

Salário e pacote de benefícios, embora sejam atrativos, não garantem mais a permanência dos colaboradores em uma empresa. O conceito de humanização trouxe às pessoas a possibilidade de trabalhar em um local saudável e com um clima harmônico.

Ambiente corporativo saudável, é possível ?
Reprodução: Freepik / Ambiente corporativo saudável, é possível ?

Mas nessa caminhada a via é de mão dupla, e os funcionários também precisam estar dispostos a colaborar com um clima saudável. Gostou do assunto e quer saber mais? Acompanhe esse artigo até o final e aprenda o que você pode fazer para contribuir com um ambiente corporativo saudável.

Como a empresa pode garantir um clima saudável ?

Assim como falamos acima, um ambiente de trabalho saudável foge totalmente dos antigos costumes, e tem como uma prioridade cuidar das pessoas. Para garantir o clima é necessário que a empresa tenha atenção com alguns pontos, sendo eles:

Liderança: é necessário treinar e capacitar os líderes para que ajam de acordo com os princípios que a empresa prega. E isso também vale para os líderes dos líderes, viu? Não adianta nada dar um tratamento humanizado para à equipe de frente e não ter este cuidado com os gestores.

Cobranças e feedbacks negativos: embora seja a parte mais chata de se fazer é necessária. Ainda que haja uma preocupação com o ambiente de trabalho e seus liderados, a entrega de resultados também precisa acontecer.

Neste tópico o que vai garantir um clima saudável é uma cobrança de resultados que não gere constrangimento ou sentimento de insuficiência no outro. O Líder deve, em particular, mostrar os pontos de melhorias e também orientar de forma clara como melhorar.

Metas: os objetivos devem ser alcançáveis e claros para o colaborador, pois resultados impossíveis de atingir geram desmotivação e falta de engajamento. Porque uma equipe vai correr para entregar algo que não tem viabilidade?

Engajamento: pessoas precisam de motivos para terem sinergia e preocupação com uma causa. A missão dos líderes é engajar os seus liderados, explicando o porquê estão fazendo uma tarefa e mostrando a importância do papel de cada um no processo.

Treinamento e autonomia: multiplique o seu conhecimento! Quando uma equipe sabe o que fazer e como fazer, ela toma frente dos processos e cuida da rotina com responsabilidade e senso de pertencimento.

Condições de trabalho: além de um salário compatível com o do mercado, questões de limpeza, organização e preocupação com a segurança, são fatores que ajudam a manter um clima saudável e harmônico nas corporações. 

O que eu posso fazer para ter um ambiente de trabalho saudável?

Lembra que falamos da via de mão dupla? Pois bem, é nessa parte que entra o comportamento individual de cada um. A empresa pode ter as melhores condições de trabalho e de gestão, mas ainda sim cada um precisa fazer a sua parte.

Faça a gestão de si mesmo:
reveja suas atitudes e tratamento com seus colegas de trabalho. Os líderes devem ter esse cuidado, porém os colaboradores também! Justificar os atos como “é o meu jeito” não é nada agradável e pode impactar efetivamente o desempenho ou até a permanência de alguém.

Brincadeiras: não é que precisamos fazer do trabalho um quartel general, mas brincadeiras, apelidos, entre outras situações podem gerar desconforto e até ocasionar em discussões. Prefira sempre chamar as pessoas pelo nome e restringir os assuntos para o mais profissional possível.

Lembrando que discussões e situações mais abrasivas podem render medidas disciplinares, o que é prejudicial tanto para o colaborador quanto para o clima saudável do local.

Fofoca ou comentário: não se esqueça que sempre tem alguém que confia muito em outro alguém. Pois é, o seu comentário pode virar uma rédea de fofoca sem fim então avalie se realmente cabe dizer algo.

Traga para o trabalho comentários de melhorias, ideias que ajudem a aumentar a produtividade de todos, entre outros pontos positivos. Tenha sempre em mente a frase “menos, é mais” e não se deixe levar nos “comentários” de ninguém.

Ajude antes de apontar: sabe aquele colega que sempre erra no processo e atrasa a produção toda? Ou aquela pessoa que é desatenta e sempre esquece de colocar um equipamento de segurança.

Então, faça a diferença! Ao invés de criticar a pessoa ou até fazer um comentário com outro colega, vá até ela e se disponibilize a ajudar. A humanização começa pela gente, então faça diferente, ajude.

Omissão também é um erro: você viu ou presenciou alguma situação que foge dos princípios da empresa? Algum colega está usando um “jeitinho brasileiro” em algum procedimento e vai gerar impacto para todos?

Tudo o que pode afetar a rotina de trabalho de alguma forma e trazer transtornos para um clima saudável deve ser reportado. Se a sua posição não te permite resolver, leve o problema para quem pode.

Omitir um fato e fingir que nada está acontecendo é um erro, afinal de contas se afeta a empresa e o ambiente, também vai afetar você.

Conclusão

Atualmente com o reforço constante da humanização é possível perceber nitidamente as mudanças no mundo corporativo. Aquele ambiente caótico e com pressão constante tem se tornado cada vez mais repudiados pela sociedade.

É claro que a empresa precisa de lucros e entrega de números para se manter ativa, porém antigamente não havia nenhum tipo de preocupação com as pessoas. Afinal de contas, sem “gente” nenhuma corporação consegue atingir seus objetivos.

Um ambiente profissional saudável além de aumentar a produtividade das pessoas e garantir os resultados, consegue se estabilizar com um quadro de funcionários que tem vontade e satisfação ao atingir metas. 

E como estamos falando de pessoas, para que isso aconteça é necessário que líderes e colaboradores andem lado a lado. O respeito deve prevalecer em todas as situações independente de cargo.

Mas a construção de um ambiente saudável não é apenas sobre o tratamento entre líder e liderado, essa harmonia no ambiente depende de todos. Boas práticas de convivência ajudam muito para que haja uma relação respeitosa e saudável.

Vale ressaltar que ambientes conturbados deixam as pessoas estressadas, cansadas e com a autoestima baixa. Então já que vamos passar de 8 a 10 horas do nosso dia em um local, porque não fazer dessas horas as melhores possíveis?

Para ter acesso a mais conteúdos de qualidade, que facilitam a sua rotina e trazem informação relevante, acompanhe o blog Saúde em Pauta e também nos siga nas redes sociais. 

Sabrina Moretti

Olá, eu me chamo Sabrina Moretti, tenho 26 anos e algumas experiências para contar. Sou formada em Jornalismo pela UNIFAAT, tenho experiência em gestão de pessoas, focada em entrega de resultados e desenvolvimento de habilidades profissionais. Mas ao longo da minha trajetória profissional, principalmente no início, já fiz um pouco de tudo. E posso dizer que de alguma forma, sempre estive ligada a pessoas e a comunicação. Os palcos também me encantam, e quando mais nova participei de duas peças de teatro e uma oficina de cenografia. Sou apaixonada pelo poder que a boa comunicação tem e como ela pode influenciar e ajudar as pessoas. Acredito que ter qualidade vida é o essencial para que todo o indivíduo possa viver bem. A informação verídica e com linguagem clara pode trazer conhecimento e facilitar a vida de uma pessoa. Por isso, através dos artigos produzimos conteúdo de qualidade e de fontes verificadas, a fim de ajudar as pessoas a terem mais conforto e facilidade no dia a dia. Esse projeto nasceu para colocarmos em prática o que amamos fazer, e mais uma vez me vejo ligada a pessoas e a comunicação, que é uma satisfação para mim. Atualmente também atuo em uma agência de marketing, que realiza a construção e manutenção da imagem profissional das empresas, faz gerenciamento das redes sociais e produz qualquer tipo de conteúdo digital e físico. Espero que gostem desse projeto! Boa leitura a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *